Pular para o conteúdo
Brasil

STF adia julgamento sobre prerrogativa de ações de improbidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou para quarta-feira (31) a conclusão do julgamento sobre a constitucionalidade de dispositivo da Lei de Improbidade que garantiu ao Ministério Público (MP) a exclusividade para ajuizar ação de improbidade para reparar danos aos cofres públicos. Na sessão de hoje (25), segundo dia de julgamento, o plenário alcançou o placar … Continued
Agência Brasil -
exclusividade
Estátua da justiça em frente ao Palácio do Supremo Tribunal Federal na Praça dos Três poderes em Brasília (Foto: Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou para quarta-feira (31) a conclusão do julgamento sobre a constitucionalidade de dispositivo da Lei de que garantiu ao Ministério Público (MP) a exclusividade para ajuizar ação de improbidade para reparar danos aos cofres públicos.

Na sessão de hoje (25), segundo dia de julgamento, o plenário alcançou o placar de cinco votos para assegurar que o MP não tem a exclusividade para propor as ações, que também podem ser ajuizadas por pessoas jurídicas interessadas na reparação.

Votaram nesse sentido o relator do processo, Alexandre de Moraes, e os ministros André Mendonça, Edson Fachin, e Rosa Weber. Os ministros Nunes Marques e divergiram parcialmente do relator.

Após os votos, a sessão foi encerrada para que os ministros pudessem comparecer à posse da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura. O julgamento será retomado na quarta-feira.

Liminar
Em fevereiro, Moraes concedeu liminar para garantir que o MP não tem a exclusividade. No plenário, o relator busca o referendo da decisão pelos demais ministros.

As ações foram protocoladas pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) e pela Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe).

As entidades questionaram os dispositivos da Lei 14.230 de 2021, norma que promoveu alterações na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429 de 1992), que retiraram a prerrogativa dos próprios entes lesados, como estados, municípios e órgãos públicos, para propor as ações.

Além de suprimir a prerrogativa dos entes, as associações alegaram afronta à autonomia da advocacia pública e argumentaram que os demais interessados não podem ficar a mercê da atuação do MP.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
corumbá santa casa

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

martnalia posta foto seminua

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘de pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos da axila de moradora em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘de pé e sem cautela’

Justiça diz que é responsabilidade do Consórcio prestar serviço adequado e mandou empresa bilionária pagar multa de R$ 10 mil

Política

‘Estupidez de ditaduras’, avalia Zeca sobre polêmica com soldados da PM

Deputado prometeu acionar a PM cobrando esclarecimentos

Polícia

Grito de guerra violento com recém-formados da PMMS não foi criado pela instituição, diz Governo

Após o vídeo viralizar nas redes sociais, Governo disse que os fatos serão apurados

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de ‘Hannah Montana’

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued