SP pode avaliar em 2 semanas a liberação completa de uso de máscaras, diz Doria
João Doria assinou decreto que flexibiliza o uso de máscara em áreas abertas de shoppings, parques e calçada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), assinou nesta quarta-feira, 9, decreto que flexibiliza o uso de máscara em espaços em que não haja teto no Estado, como áreas abertas de shoppings, parques e calçadas. Como antecipou o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a recomendação veio do comitê de especialistas que monitora a situação atual da pandemia de covid-19.
Doria informou que jogos de futebol terão 100% de ocupação e antecipou que, possivelmente, em duas semanas as máscaras sejam totalmente abolidas no Estado. O fim do período coincidirá com os últimos dias de Doria no governo, já que ele renunciará para tocar a campanha a presidente da República.
Ao fazer o anúncio, no jardim do Palácio dos Bandeirantes, onde realiza as últimas coletivas de imprensa, o governador retirou a máscara que usava e assinou o decreto ao vivo. “Faz dois anos e dois meses que não faço uma coletiva sem máscara, me sinto leve”, disse o tucano.
Membros do governo que acompanham as coletivas ao lado de Doria também dispensaram o uso do equipamento de proteção.
Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), e o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, destacaram o trabalho realizado pelo dirigente paulista na condução da pandemia no Estado.
“São Paulo mostra, através dos seus dados, o quanto realmente controlamos a pandemia com a vacinação e como protegemos a vida nas medidas que foram estabelecidas”, disse Gorinchteyn. “Um líder que se colocou à frente e inspirou a todos com sua ação”, completou.
Regiane destacou que o Estado se aproxima de alcançar a vacinação de toda a população elegível no Estado, com mais de 5 anos, com duas doses da vacina. Segundo o governo, 89,27% da população elegível no Estado está com o esquema vacinal completo e 70,65% das crianças na faixa etária de 5 a 11 anos foram vacinadas com a primeira dose.
Em relação ao número de casos, SP teve uma queda de 54% nos últimos 30 dias, disse Gorinchteyn. Neste mesmo período, as internações reduziram em 76% e os óbitos em 56%.
Atualmente, a taxa de ocupação em leitos de UTI está em 37,6% no Estado e em 37,1% na Grande São Paulo.
Paulo Menezes, coordenador do Comitê Executivo do Comitê Científico, destacou que o governo irá manter a obrigatoriedade do uso das máscaras em ambientes fechados, independentemente de “faixa etária e de qualificação do espaço”.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.