Pular para o conteúdo
Brasil

Semana do Brasil chega no mercado de armas e fábrica faz até promoção de fuzil

Mato Grosso do Sul possui pelo menos 15 mil CACs; registros aumentaram no governo de Jair Bolsonaro
Aliny Mary Dias -
armas
Maior fabricante de armas do Brasil faz promoção de fuzil (Foto: Divulgação, Taurus)

Criada pelo comércio com intenção de se tornar a Black Friday brasileira, a Semana do é realizada nos dias que antecedem a Independência, no 7 de Setembro, e reúne que oferecem descontos nas mercadorias. Neste ano, a campanha de promoções chama atenção por ter atraído até fabricante de armas, que vai dar descontos em carabinas e fuzis.

Em 2022, a semana de descontos teve início neste sábado (3) e deve se estender até a próxima semana. Eletrodomésticos, roupas, acessórios, móveis e beleza são alguns dos setores que há pelo menos três anos dão descontos atrativos nesse período do ano.

Mas neste ano até fabricante de armas entrou na onda de promoções. A Taurus, maior fabricante de armas leves do mundo, divulgou em seu site oficial que alguns itens de armamento estão com até 25% de desconto desde esse fim de semana.

A fabricante colocou três modelos de armas com desconto, são eles: Carabina Taurus CT9 calibre 9mm, Carabina Taurus CTT40c calibre .40S&W e Fuzil Taurus T4 – 14.5″ Semi-Auto calibre 5.56 NATO.

No caso do fuzil, a fábrica ainda detalha que o modelo tem capacidade de 30 tiros com sistema de ação simples.

“Clássica, esta versão apresenta guarda mão de polímero com defletor de calor e sistema de miras MIL-SPEC (militar), alça do tipo carry handle destacável e suporte da massa de mira forjada. É considerada uma arma extremamente confiável, leve, de fácil emprego e manutenção. Ideal para utilização policial, militar e para atiradores esportivos”, divulga a empresa.

Acesso mais fácil a armas

Desde que assumiu a presidência da República em 2019, o presidente Jair Bolsonaro (PL) colocou em prática uma série de medidas para facilitar o acesso a armas pelos brasileiros. Incluindo processo facilitado para obter o registro CAC (Caçador, Atirador e Colecionador).

Estima-se que pelo menos até o meio deste ano de 2022, a quantidade de registros de armas para os CACs tenha aumentado mais de 400% em todo o Brasil.

Antes do início do governo Bolsonaro, em 2018, o Brasil tinha 117,5 mil pessoas com registro de CAC. Agora, são mais de 673,6 mil registros. Há quatro anos, a cada 100 mil brasileiros, 56 tinham autorização para ter uma arma. Agora, a cada 100 mil brasileiros, 314 são CAC.

15 mil CACs em Mato Grosso do Sul

Em , como o Midiamax noticiou em julho, são mais de 15 mil pessoas com esse tipo de registro ativo na Polícia Federal e Exército.

O tempo médio para o processamento dos requerimentos de concessão do certificado de registro, em Mato Grosso do Sul, é de 35 dias, conforme o CMO. Para isso, é necessária apresentação de vários documentos.

São eles cópia do documento de identificação pessoal, certidões de antecedentes criminais das Justiças Federal, Estadual, Militar e Eleitoral, declaração de não estar respondendo a inquérito policial ou processo criminal, comprovante de ocupação licita e de residência física, além da declaração de segurança do acervo.

Também devem ser apresentados comprovante de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo, concedido por instrutor de Armamento e Tiro, credenciado pela , laudo de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, fornecido por psicólogo credenciado pela PF, comprovante de filiação à entidade de tiro/caça, dispensado para o registro da atividade de colecionamento e comprovante do pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União), referente à taxa de aquisições de Produtos Controlados pelo Exército.

CACs tentam ampliar poder nas urnas

Os CACs se articulam para a partir de 2023 formar uma bancada no Congresso. Em todo o País, há 34 pré-candidaturas a deputado federal, senador e governador de nomes ligados à Associação Proarmas, a mais representativa da classe. Para os legislativos estaduais e distrital, há mais 23 nomes sendo preparados.

Nos planos do maior grupo armado do País também está a criação de um partido político. É a primeira vez que esse agrupamento, que supera todos os policiais militares em quantidade de membros (e em arsenal particular registrado em nome desses PMs), se organiza nos Estados e com o Palácio do Planalto para eleger representantes.

A entrada dos armamentistas oficialmente na política é incentivada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). O candidato à reeleição tem recebido lideranças e pré-candidatos do movimento no Planalto para vídeos e fotos manifestando apoio a esses aliados. A estratégia conflita com o que o núcleo da campanha tem se queixado: falta de interlocução de Bolsonaro com apoiadores de outros segmentos, como o meio empresarial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após usuários ‘sumirem’ da Cracolândia, governo estadual prevê nova ação no centro de SP

Discussão política entre professores de Dourados tem ameaça de morte e vai parar na delegacia

Mecânico é preso por furtar peças de carros de clientes no Nova Lima para revender em Campo Grande

Adolescentes jogam álcool e colocam fogo em morador em situação de rua na fronteira com MS

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Trump diz que acordo nuclear com Irã está próximo

Últimas Notícias

Transparência

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

Empresário deveria estar usando a tornozeleira há mais tempo, mas Agepen teria informado que não tinha equipamentos disponíveis

Emprego e Concurso

SAS convoca candidatos inscritos em seleção para supervisor e visitador; confira

Os aprovados em ambas as vagas irão atuar no Programa Criança Feliz

MidiaMAIS

MS tem primeiro longa de R$ 1 milhão dirigido por uma mulher; gravações iniciam em junho

Filme chama atenção por sua equipe técnica e artística, composta majoritariamente por mulheres e pessoas LGBTQIAPN

Famosos

Influenciadora mexicana é assassinada durante transmissão ao vivo

Influenciadora mexicana, Valeria Márquez foi assassinada enquanto realizava uma transmissão ao vivo nas redes sociais; crime foi exibido a quem assistia