Prazo para Justiça Eleitoral divulgar boletins de urna do 1º turno termina nesta quarta-feira

A data limite consta no Calendário Eleitoral de 2022

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
urna candidatos eleições
(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Termina nesta quarta-feira (5) o prazo para a Justiça Eleitoral divulgar, na internet, boletins de urna recebidos para a totalização, assim como as tabelas de correspondências efetivadas. A data limite consta no Calendário Eleitoral de 2022.

Muitos eleitores não sabem, mas o sistema de votação brasileiro embute um mecanismo pelo qual é possível auditar o resultado do pleito e atestar a confiabilidade das urnas. Trata-se do Boletim de Urna (BU), documento que registra os votos recebidos pelos candidatos nas diferentes seções eleitorais. Por meio dele, qualquer cidadão pode conferir os resultados apurados nas urnas diretamente do seu aparelho celular.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já publicou os boletins no site oficial um dia após o encerramento do primeiro turno de votação das Eleições Gerais de 2022. Qualquer pessoa pode consultar os mais de 472 mil Boletins de Urna que foram emitidos após a votação deste domingo (2). Para isso, basta acessar a página Resultados, no portal do TSE na internet, ou o aplicativo Resultados, que pode ser baixado nas lojas online App Store e Google Play.

No site do TSE, a consulta é muito simples. Ao acessar a página Resultados, basta clicar na opção “Dados de Urna”, no canto superior direito. Na janela que se abrir, selecione qual será a pesquisa a ser feita: Boletim de Urna, Registro Digital do Voto (RDV) ou Log de Urna. Depois selecione a UF – ou a localidade no exterior (zona ZZ) – e, em seguida, a zona eleitoral e a seção. O BU pode ser consultado tanto na própria página como por meio do arquivo eletrônico com o conteúdo disponível para download.

O passo a passo no aplicativo é praticamente idêntico, com um caminho intuitivo, permitindo uma consulta rápida, de qualquer lugar e na palma da mão.

Assegurando a ampla transparência do processo eleitoral, o TSE sempre disponibilizou para a consulta pública os boletins de urna alguns dias após a votação. Como uma inovação para o pleito de 2022, isso aconteceu praticamente em tempo real, na medida em que os dados chegavam para a totalização na Corte Eleitoral.

Conteúdos relacionados

indigenas