Em Fortaleza um idoso de 67 anos inovou na forma de tentar um diálogo com sua ex. Isso porque nesta semana, o mesmo foi preso por importunação após enviar diversos ‘Pix’ (ferramenta de transferir dinheiro) para sua ex-namorada, com mensagens pedindo para reatar o relacionamento.

Com valores insignificantes, alguns de R$ 0,01, as transferências eram acompanhadas de mensagens que pediam a reconciliação da relação com a mulher. Segundo o jornal O tempo, a mulher já tinha medida protetiva que impedia o idoso de se aproximar dela, pois o homem não aceitava o fim do relacionamento. Desde então, o homem passou a perseguir a mulher através de ligações, mensagens e até pix. Para evitar o contato, a mulher optou por bloquear o homem em todas as redes sociais, ligações etc, e registou um Boletim de Ocorrência solicitando medidas protetivas.

Foi quando o idoso resolveu inovar e enviar mensagens através de transferências bancarias. Nas mensagens, o idoso dizia ”Estou com saudades” em outra ele escreve ”Retire o processo”. Tudo isso por pix.

O idoso, que possui antecedentes criminais pelo crime de estelionato e estava ciente do descumprimento da medida protetiva, foi preso em residência. Ele foi conduzido para a delegacia, onde o mandado de prisão preventiva foi cumprido. Agora, o homem permanece à disposição da Justiça.

Como funciona o pix?

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil que viabiliza transferências eletrônicas de qualquer valor entre pessoas físicas, empresas e o governo.

Desde novembro de 2020, quando começou a funcionar, o Pix já conquistou boa parte dos brasileiros e é o segundo meio de pagamento preferido dos consumidores. E não é à toa. Com apenas uma chave Pix ou um QR Code para iniciar o pagamento, em questão de segundos o dinheiro é transferido de uma conta para outra.

O Pix tem as duas funcionalidades que, na definição internacional, caracterizam um serviço de pagamento instantâneo:

  1. O recurso fica disponível para o recebedor da transação instantaneamente – em alguns segundos.
  2. O serviço de transferência está disponível 24h por dia, sete dias por semana.

Isso é possível graças a uma nova infraestrutura que foi criada pelo Banco Central especialmente para o Pix, que é o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). Esse sistema é aberto para todas as instituições autorizadas pelo BCB e demais instituições de pagamento que desejam oferecer o serviço do Pix para os seus clientes.

No SPI, as transferências acontecem por um sistema de mensagens padronizadas que garante a comunicação eficiente, rápida e segura entre todas as instituições participantes. A liquidação do pagamento é feita em contas específicas que as instituições mantêm junto ao Banco Central no âmbito do Sistema de Pagamentos Instantâneos.

Essa estrutura funciona a qualquer momento, sem interrupções no serviço, o que garante a possibilidade de fazer transferências e pagamentos com o Pix a qualquer instante, 24 horas por dia, dentro do limite de segurança definido pelo seu provedor de conta.