O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (18) que seus aliados devem pedir a abertura de uma nova CPI (comissão parlamentar de inquérito) relacionada à na próxima segunda-feira (20) na Câmara dos Deputados.

Em Manaus, de acordo com o UOL, o presidente disse ter conversado com o líder da Câmara, Ricardo Barros (PP). “Conversei para a gente abrir uma CPI segunda-feira. Vamos para dentro da Petrobras”, disse. “É inadmissível, com uma crise mundial, a Petrobras se gabar dos lucros que tem”, acrescentou.

As declarações foram dadas pelo presidente durante o Ato de Unção Apostólica do Ministério Restauração, no Amazonas.

Novos reajustes

Na última sexta-feira (17), a Petrobras anunciou reajustes de 5,2% no preço da gasolina e de 14,2% no preço do diesel. Os novos valores passam a vigorar a partir deste sábado (18). Em Campo Grande, o litro da gasolina já é vendido a R$ 7,17 e o diesel a R$ 7,37.

No Twitter, Bolsonaro criticou a medida. “O como acionista é contra qualquer reajuste nos combustíveis, não só pelo exagerado lucro da Petrobras em plena crise mundial, bem como pelo interesse público previsto na Lei das Estatais”, afirmou.

Logo após a Petrobras anunciar o reajuste, Bolsonaro disse que já estava em diálogo com o presidente da Câmara, (PP-AL), para abrir a CPI. A proposta ganhou o apoio de alguns políticos da oposição.