Foguete chinês desgovernado pode cair no Brasil neste sábado; entenda como e onde

Previsão é que destroços entrem na terra às 15h16 (horário de Brasília)
| 29/07/2022
- 22:27
meteoro foguete
Imagem ilustrativa - (Foto: Reprodução)

Os destroços de um foguete chinês fora de controle devem cair na Terra neste sábado (29). O está entre as áreas que podem ser atingidas com os restos da espaçonave, de acordo com a ONG The Aerospace Corporation, que monitora a situação.

Além do Brasil, a previsão indica que a queda possa ocorrer em outros países da América do Sul, América Central e América do Norte. A reentrada no planeta está prevista para às 15h16 (horário de Brasília), com margem de erro de cinco horas para mais ou menos.

A espaçonave trata-se da Longa Marcha 5B (CZ-5B), ela é utilizada pelo oriental para levar o segundo modulo de sua estação espacial ao espaço. Apesar da situação, o governo chinês garante que a reentrada do foguete representa poucos riscos, pois devem cair no mar.

Apesar das declarações oficiais, especialistas alertam que existe a possibilidade de que destroços caiam sobre uma área povoada, exatamente como ocorreu em 2020 e danificou propriedades na Costa do Marfim.

Em 2021, ocorreu algo parecido. Na época, resto de um foguete do mesmo modelo também caíram sem controle na Terra. Naquela ocasião, os destroços foram vistos no Brasil, mas caíram em outro país.

Veja também

Lista de espera começa a ser convocada a partir de amanhã

Últimas notícias