Empresária colocou avisos em sua loja que proíbe a entrada de homens com comportamentos desrespeitosos. O empreendimento fica em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo. A medida foi necessária após muitos casos de assédio contra funcionárias e clientes.

Andrea Costa é Cearense e dona do estabelecimento em São Paulo, ela declarou que os cartazes foram necessários após vários casos de assédio, segundo a empresária, eles (homens) entravam na loja e ficavam depreciando as clientes, alguns chegavam a fazer comentários machistas contra suas companheiras, reclamando do decote das roupas, desautorizando o uso de uma ou outra peça de roupa, essas atitudes deixavam suas clientes e funcionárias totalmente desconfortáveis.

Além de loja o estabelecimento é um estúdio de fotografia, Andrea conta que apesar de colocar um ambiente estratégico, em que impede o acesso visual dos acompanhantes ao estúdio, muitos homens permaneciam perto dos provadores e se recusavam a esperar no local indicado, alguns compareciam no estabelecimento apenas para ficarem olhando as modelos, comenta a cearense.  

Os avisos colados na entrada, afirmam que não é permitido entrada de homens que desrespeitam o corpo das mulheres, ou que traem suas parceiras e flertam com as funcionárias do local. “Homens, se não forem provar, esperem do lado de fora da loja”, diz um dos cartazes fixados na vitrine.

Violência e Assédio contra mulher

Em 2020, uma pesquisa realizada pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) 1 em cada 4 mulheres brasileiras (24,4%) acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência, durante a pandemia de Covid-19. Esse número tem infelizmente aumentado, gerando a necessidade de formas preventivas como a imposta por Andrea.

Em caso de qualquer violência ou assédio, ligue 180 – Central de Atendimento à mulher e denuncie aos órgãos competentes.

Pets são bem-vindos

Por outro lado, o empreendimento de Andrea permite a entrada de animais, com direito à ração, água e biscoitinhos à vontade. Para ela, essa iniciativa é muito importante para criar uma sociedade mais justa e melhor.

*Com informações do Portal G1 – Ceará