Pular para o conteúdo
Brasil

Ciro Gomes promete intensificar esforços federais contra o crime

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, prometeu hoje (12) que, se eleito, irá propor uma nova lógica de atuação para as forças de segurança pública, intensificando os esforços federais de combate às organizações criminosas. “Quem tem sensibilidade com a agenda do povo tem que fazer alguma coisa na segurança pública”, disse … Continued
Agência Brasil -
Candidato trabalhista disse que as facções criminosas assumiram o controle de parte das principais cidades (Agência Brasil)

O candidato do PDT à Presidência da República, , prometeu hoje (12) que, se eleito, irá propor uma nova lógica de atuação para as forças de segurança pública, intensificando os esforços federais de combate às organizações criminosas.

“Quem tem sensibilidade com a agenda do povo tem que fazer alguma coisa na segurança pública”, disse Ciro ao participar, em , de um evento organizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Ex-governador do Ceará, o candidato trabalhista disse que as facções criminosas assumiram o controle de parte das principais cidades brasileiras. “Hoje, o grande crime são as facções criminosas, que estabeleceram o terror nas periferias de todas as cidades”, disse Ciro Gomes.

Ao criticar o montante de recursos orçamentários que a União destina à segurança pública, Ciro disse que as forças estaduais são incapazes de, isoladamente, fazer frente ao poder das organizações criminosas.

“Por que a polícia local não resolve o problema? Porque o policial é um trabalhador; tem renda de trabalhador e, portanto, a família dele vive nas periferias. Então, para sobreviver, ele tem que estabelecer um certo pacto de convivência com o [quadro de] terror que a facção estabeleceu [no local]”, disse Ciro, reconhecendo que, nesse contexto, “uma fração” dos agentes públicos acaba se corrompendo.

“Mas [o problema] não é este, e sim que [parte dos policiais] precise fazer este pacto [de convivência]”, disse.

“Só quem tem capacidade de enfrentar isso é uma instituição de fora, ou seja, o poder central [o governo federal]. Por isso, vou federalizar o enfrentamento [em todas as instâncias: Polícia Federal; Ministério Público Federal; e penitenciárias federais. Passa a ser federal o enfrentamento do crime organizado, da facção criminosa, do narcotraficante, do contrabando de armas”, explicou Ciro Gomes.

“Para fazer isso, tenho que mudar o Orçamento e a lógica das polícias. O financiamento, [consigo] com a revogação do teto de gastos. E [a mudança da lógica] introduzindo tecnologia e inteligência de forma massiva [no sistema operacional]. Modernamente, não se faz segurança entrando em favelas atirando para todos os lados. É preciso monitorar a movimentação de dinheiro”, acrescentou Ciro.

“Assim [federalizando o combate ao crime organizado], eu vou na causa substantiva da violência. E a violência difusa, esta que assusta a classe média brasileira e todo mundo, o assalto, este não terá saída se não matarmos no nascedouro a grande fonte do crime, que são estas organizações criminosas”, disse o candidato.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quem é a jovem achada morta no RJ com o corpo mutilado por cães

ponte madeira

Com aditivo de R$ 657 mil, contrato para manutenção de pontes é prorrogado em Bonito

Churrasqueiro de MS promove costelada para arrecadar fundos e viajar até campeonato nos EUA

Presidente da Rede de Combate ao Câncer de Rio Brilhante morre após ser atropelada

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Secretários de MS retidos em Israel podem ser escoltados por terra até a Jordânia

Portugal quer limitar imigração e prorrogar residência para obtenção de cidadania

Últimas Notícias

Mundo

Oposição de Netanyahu passa a apoiar ataques contra o Irã

Oposição planejava derrubar Netanyahu do poder antes dos ataques ao Irã

Polícia

Durante perseguição, motorista capota veículo carregado com drogas e foge a pé em MS

Na ação, ninguém foi preso, contudo, foram apreendidos 638 kg de maconha e 20 kg de skunk

Trânsito

Polícia indicia motorista de ônibus que causou acidente com morte de médica e idoso na BR-262

Câmeras de segurança confirmaram que motorista invadiu a contramão e bateu de frente com o caminhão

Transparência

Contrato para manutenção de frota recebe aditivo de R$ 2,13 milhões em Brasilândia

Contrato com a empresa Link Card Adm. Benefícios Eireli foi prorrogado por mais um ano