Pular para o conteúdo
Brasil

Apoio do PT à reeleição de Lira na Câmara pode ser fechado nesta semana

A definição possa ocorrer na próxima terça-feira (29), quando a bancada do PT e a federação Brasil da Esperança discutirão o assunto
Agência Estado -
Arthur Lira
Na foto, Arthur Lira. (Foto: Divulgação, Zeca Ribeiro, Câmara dos Deputados)

O Partido dos Trabalhadores pode fechar o seu apoio à reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal (PP-AL), nesta semana, segundo o vice-presidente do partido, deputado Josué Guimarães (PT-CE). “Começamos a dialogar com ele (Lira) sobre nossa participação na reeleição dele, tendo em vista os interesses do governo. Nesta semana podemos fechar essa construção e, evidentemente, anunciar a posição oficial do PT”, disse Guimarães em entrevista à CNN na manhã deste domingo, 27.

“Acredito que até quarta-feira se o texto da PEC da transição for apresentado no Senado e a ação política com bloco que está discutindo reeleição de Lira e aprovação da PEC avançar. Espero que até quarta-feira a gente desate esse nó e tenha oficialmente o texto da PEC”, acrescentou.

Guimarães acredita que a definição possa ocorrer na próxima terça-feira (29), quando a bancada do PT e a federação da Esperança possuem encontros para tratar do tema. O deputado negou que haja demora no posicionamento da legenda à reeleição de Lira e atribuiu o processo aos ritos internos do partido e mecanismos de decisão para ouvir a bancada e construir unidade.

Dentre a federação Brasil da Esperança, que reúne PT, e PV, Guimarães afirmou que há discussões sobre a questão. “Iniciamos conversa com o novo líder do PSB e andou bem. Há discussão com o PDT. Pretendemos até quarta-feira concluir essa etapa, ou seja, nos lançarmos na perspectiva de uma composição com o atual presidente e estabelecer relação de respeito mútuo”, afirmou.

Guimarães não respondeu diretamente se o apoio a Lira está condicionado à aprovação da PEC da transição, mas afirmou que Lira tem compromisso com a aprovação do texto e que a PEC é um dos assuntos tratados com ele, além da reeleição. “Lira tem compromisso conosco de que a Câmara ratificará o texto da PEC da transição que sair do Senado. A Câmara votará imediatamente a proposta que sair do Senado, evidentemente que o Senado tem de apresentar proposta objetiva “, disse o deputado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dois são presos por invadir casa e roubar morador mediante ameaças

Gripe aviária: há seis investigações de suspeita da doença em andamento

PF abre concurso para preenchimento de mil vagas em cinco cargos

br-163

Para Zé Teixeira, Governo Federal deveria duplicar a BR-163 para ‘conservação’

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

Tom Cruise quer atuar por mais quatro décadas

Últimas Notícias

Brasil

CNJ regulamenta pagamento de benefícios retroativos no Judiciário

Pagamento só poderá ocorrer após o fim de todos os recursos

Polícia

Motorista é preso com maconha e cocaína na BR-060 em Chapadão do Sul

Questionado, ele disse ter pego a droga em Campo Grande e que os entregaria em Cassilândia

Loterias

Apostas de Goiânia e Caraguatatuba levam R$ 103 milhões na Mega-Sena

Os números sorteados foram: 02 - 25 - 30 - 39 - 47 - 51

Polícia

Acusada de matar amante e furtar R$ 35 mil junto com comparsa é condenada a 19 anos de prisão

Ela teria planejado matar Valdomiro após ele ameaçar expor o relacionamento ao marido dela