Pular para o conteúdo
Brasil

AGU justifica a deputados defesa de Wal do Açaí em ação de improbidade

MPF alega que ex-assessora não exerceu função relacionada ao cargo
Nathália Rabelo -
O advogado-geral da União (AGU), Bruno Bianco, participa de audiência na comissão de fiscalização financeira e controle da Câmara dos Deputados.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara ouviu nesta quarta-feira (1º) o advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal. Aos parlamentares, ele explicou o envolvimento da AGU (Advocacia-Geral da União) na defesa da ex-assessora parlamentar Walderice Santos da Conceição, conhecida como Wal do Açaí.

Em março, o MPF (Ministério Público Federal) em enviou à ação de improbidade administrativa contra a ex-secretária parlamentar e o presidente Jair Bolsonaro. A ação é relativa ao período em que Bolsonaro atuou como deputado federal. Segundo o MPF, Walderice foi indicada, em fevereiro de 2003, para ocupar o cargo de secretária parlamentar e permaneceu lotada até agosto de 2018, quando foi exonerada. Conforme o MPF, durante o período, Walderice não esteve em Brasília e não exerceu função relacionada ao cargo.

Na ação, o MPF a devolução de todos os salários pagos a ela no período. O valor atualizado ultrapassa R$ 498 mil.

Ao justificar a atuação da AGU no caso, Bianco destacou que a lei é muito clara. “Nós não só defendemos deputados no exercício do mandato, nós não só defendemos servidores no exercício do cargo, defendemos ex-parlamentares e ex-servidores, desde que o ato em relação ao qual ele está sendo questionado judicialmente ou extrajudicialmente tenha sido um ato praticado no exercício do mandato ou quando a servidora estava no exercício do cargo”, justificou.

Aos deputados, o ministro ressaltou ainda que o caso foi levado à AGU pela própria Walderice e que “em nenhum momento” esse assunto foi tratado por ele com o presidente Jair Bolsonaro. Bianco acrescentou que soube do caso pela imprensa e que a investigação na AGU é feita por servidores técnicos, que têm atuação impessoal. Ainda segundo ele, o caso de Wal do Açaí não é inédito. O advogado-geral da União disse que o órgão atua em dezenas de investigações que começaram depois que servidores públicos foram exonerados de suas funções.

Por mais de uma vez, o ministro rebateu o Ministério Público, que, entre outros pontos, alega que a ex-assessora não exercia a função porque não estava em Brasília, além disso, apresentou folhas de ponto incorretas. Para Bianco, não cabe a ninguém, além do próprio parlamentar, verificar o ponto de seus assessores. O advogado-geral da União também desqualificou veiculadas pela imprensa sobre o caso sob o argumento de que “muitas vezes elas vêm enviesadas”.

Ao longo da reunião da comissão, os ânimos se acirraram entre parlamentares da base do governo e da oposição. Houve gritaria e bate-boca entre Jorge Solla (PT-BA) e Alê Silva (Republicanos -RJ). O deputado Leo de Brito (PT-AC), que presidia a reunião no momento, decidiu encerrá-la.

Histórico
O requerimento para ouvir Bruno Bianco foi apresentado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO), para quem há desvio de finalidade no gasto dos recursos públicos. Ele havia sugerido a convocação de Bianco Leal, mas o colegiado concordou apenas com o convite, o que na prática desobriga o advogado-geral da União de comparecer.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
constantino cpi

Dono do Consórcio Guaicurus, Constantino entrega atestado para fugir de CPI

MP rebate empreiteiro e diz que tem provas sobre pagamentos de propina a ex-vereador do PSDB

stf

STF forma maioria contra compartilhamento obrigatório de torres de transmissão

Contratação pública terá 8% de vagas para mulher vítima de violência

Notícias mais lidas agora

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

Secretários de MS retidos em Israel já estão na Jordânia a caminho do Brasil

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

soraya

Além de 16 indiciados, lista de Soraya à PGR inclui autoridades protegidas por foro

Últimas Notícias

Opinião

A volta do Miro agita política no Rio

Aristóteles Drummond

Cotidiano

Confira os ganhadores no 1º sorteio do ‘IPTU Dá Prêmios” de 2025

Premiação inclui carros, motos, TVs e ares-condicionados

Famosos

Lembra dela? Roberta Close, que mora há 30 anos na Suíça, aparece deslumbrante em restaurante no RJ

Naturalizada suíça, Roberta mora no exterior há 30 anos, mas mantém amizade de longa data com brasileiro

Polícia

Servidora presa por manter cães em situação de abandono ganha a liberdade

Mulher disse que precisava viajar para Goiânia e deixaria os animais aos cuidados do filho