Evanilson Corrêa de Souza é tenente-coronel da de e vítima de ataques racistas sofridos durante uma conferência internacional online sobre segurança pública.

A palestra ocorreu na última terça-feira (9), na 1° edição do curso de Segurança Multidimensional das Fronteias, da Redppol (Rede Interamericana de Desenvolvimento e Policial).

Evanilson foi convidado para falar sobre o tema pois lidera um programa de enfrentamento ao racismo na PM paulista. Enquanto se prepara para a apresentação, Evanilson teve seus slides invadidos e foram depredados com rabiscos e a palavra “macaco”.

O tenente-coronel registrou um boletim de ocorrência e quer que as ofensas sejam investigadas, segundo publicado na Folha de São Paulo. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos publicou uma nota de repudio sobre o caso.

Na nota, o ministério afirma que “atitudes como essa são inaceitáveis e demonstram o atraso e a covardia de criminosos cibernéticos que, acobertados pelo anonimato, disseminam o ódio”.

O ministério também disse se solidarizar com o oficial da PMSP e espera que o sofrimento dele se transforme em energia para continuar na luta em prol de um país livre de toda e qualquer forma de discriminação e preconceito.

A nota foi assinada pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, , e o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Roberto.