Pular para o conteúdo
Brasil

STF retoma julgamento do marco temporal das terras indígenas nesta quarta-feira

Processo opõe ruralistas e povos indígenas a respeito das áreas demarcadas
Arquivo -

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma, nesta quarta-feira (1º), o julgamento do marco temporal das terras indígenas, que deve balizar os processos de demarcação dessas áreas. Na semana passada, o processo estava na pauta do plenário. Porém, como foi aberto meia hora antes do fim da sessão de quinta-feira (26), o ministro teve tempo apenas para ler o relatório.

Segundo informações do portal UOL, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, afirmou na quarta-feira (25) que o caso será votado no plenário mesmo que precise de novas sessões. Internamente, porém, a sensação da Corte é a de que haverá um pedido de vista, como informou Carolina Brígido, colunista do UOL. Se isso se confirmar, o julgamento voltará a ficar paralisado por tempo indeterminado.

Povos indígenas estão mobilizados pelo tema e fazem acampamento desde o dia 23 de agosto na Capital Federal. Se houver um pedido de vista, as atenções passam a se concentrar no Congresso, onde tramitam vários projetos de lei repudiados pelas entidades em defesa dos povos indígenas. 

Um desses projetos é o PL 490/2007, que prevê a tese do marco temporal, pela qual os indígenas só têm direito a terras que já ocupavam à época da promulgação da Constituição, em outubro de 2008.

Ainda segundo o Portal Uol, a disputa opõe ruralistas, apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), e mais de 170 povos indígenas, que enviaram cerca de 6.000 representantes a Brasília para acompanhar o julgamento, segundo a Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil). 

Os ruralistas defendem, em geral, que prevaleça a tese do “marco temporal” de ocupação: que o direito à demarcação de terras indígenas seja dado apenas aos povos que estavam na área à época da elaboração da Constituição de 1988. Se adotado, esse critério vai dificultar e limitar novas demarcações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
recesso jingle

[ BASTIDORES ] Fim do recesso traz dúvidas sobre nova CPI

Tribunal Constitucional da Itália divulgou decisão de tema importante sobre o benefício de cidadania por direito de sangue

1866 – Homens de Corumbá são deportados para Assunção

Mulher é encontrada morta em lago de distrito de Fátima do Sul e polícia investiga circunstâncias

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Esposa encontra rapaz morto dentro de banheiro de residência em Campo Grande 

Últimas Notícias

Cotidiano

Agosto começa com sol entre nuvens e máxima deve alcançar os 35°C em MS

Estado enfrenta índice de baixa umidade do ar

Cotidiano

Agosto é marcado por datas comemorativas, mas apenas um feriado em Campo Grande

Campo-grandenses terão apenas um dia de descanso de feriado no mês

Polícia

Premeditação: Ex de Cinira armou emboscada e a matou com 5 facadas após vítima assumir namoro

Anderson Aparecido atentou contra a própria vida após matar Cinira

Le Blog Maria Antonia

Tom Cruise e Ana de Armas são vistos de mãos dadas e levantam rumores de romance

Os rumores de um possível romance entre Tom Cruise e Ana de Armas ganharam força após os dois serem flagrados de mãos dadas durante um passeio pelas ruas de Vermont, nos Estados Unidos. As imagens, registradas no último fim de semana, só vieram a público nesta semana, e desde então têm movimentado os fãs nas … Continued