Pular para o conteúdo
Brasil

Pesquisa brasileira avalia estresse em pacientes com covid-19

Pesquisadores da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizaram uma pesquisa para avaliar os efeitos do estresse oxidativo em pacientes com quadro grave de covid-19. Após analisarem 77 pessoas, o estudo concluiu que a gravidade da doença não é fator determinante para provocar mudanças no sistema de defesa antioxidante. Segundo a […]
Arquivo -

Pesquisadores da de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizaram uma pesquisa para avaliar os efeitos do estresse oxidativo em pacientes com quadro grave de covid-19. Após analisarem 77 pessoas, o estudo concluiu que a gravidade da doença não é fator determinante para provocar mudanças no sistema de defesa antioxidante.

Segundo a PUC, a pesquisa é a primeira a apontar para essa conclusão. No entanto, o posicionamento não é definitivo, pois outras pesquisas sugerem que o estresse oxidativo pode sim agravar várias doenças.

Durante a pesquisa, os pacientes, que estavam internados em um em , foram divididos entre os grupos com quadro de saúde moderado e com situação grave. No período avaliado concluiu-se que as pessoas com alta contagem de leucócitos e altos índices de PCR (Proteína C-reativa) permaneceram internados por mais tempo. Contudo, não foi encontrada relação entre a gravidade do quadro e o nível de estresse oxidativo.

O estresse oxidativo ocorre a partir do desequilíbrio entre a formação de radicais livres, moléculas responsáveis por enfermidades, e a capacidade antioxidante (proteção) das células. Dessa forma, são formados mais radicais do que antioxidantes, causado danos às células e provocando o desenvolvimento e o agravamento de várias doenças.

Os radicais livres também são necessários para as células e são produzidos naturalmente pelo organismo. No entanto, infecções podem aumentar a produção dos radicais. O estudo foi publicado revista científica internacional Free Radical Biology & Medicine.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rapaz é encontrado ferido com três tiros no Jardim Centro-Oeste em Campo Grande 

Mãe e filho foram obrigados a limpar sangue e levar corpo até córrego por homem que matou ‘Gordinho’

Regar para crescer

Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza vai ocorrer dias 26 e 27 de maio no Rio

Notícias mais lidas agora

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

De Campo Grande, Cida Gonçalves é demitida do Ministério das Mulheres

Homem é morto a golpes de foice e tem corpo jogado em córrego

Motorista de Amarok é preso com R$ 480 mil em contrabando

Últimas Notícias

Cotidiano

Terça-feira será de calor intenso e tempo seco em MS

Umidade relativa do ar devem oscilar entre 25 e 45%

Polícia

Rapaz reage a roubo de bicicleta e é ferido com 3 tiros no abdômen na Afonso Pena em Campo Grande

Rapaz pediu ajuda a um motorista de aplicativo

Bastidores

[ BASTIDORES ] Oitiva teve até quebra-quebra

Participante entregou decepção e rendeu críticas

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

A PF deveria explicar por que investigou tanta gente e preservou o vice-presidente do Sindnapi

Esse vice, que assumiu há pouco mais de um ano, é ninguém menos que José Ferreira da Silva, o “frei” Chico, irmão do presidente Lula da Silva