Ele argumentou que as políticas econômicas em todas as dimensões estão dando resultado, e destacou que a arrecadação está crescendo mês a mês. “Falam que é por causa da inflação: mentira Porque estamos batendo recordes em termos reais (já descontada a inflação), alegou. Quando tem um pouco mais de inflação também tem mais crescimento do PIB”, elencou. “Criamos 3 milhões de empregos desde o fundo do poço”, repetiu.

Segundo ele, economia está como estava no dia em que a pandemia da covid-19 chegou ao País.

Consolidação fiscal

O ministro da Economia enfatizou ainda que o governo vai manter o compromisso de consolidação fiscal. Segundo ele, tanto a União quanto os Estados e municípios estão hoje em uma situação fiscal melhor do que estavam antes da pandemia.

“Os gastos saíram de 19,5% do PIB em 2019, foram a 26% do PIB com pandemia em 2020 e vão voltar a 19,5% do PIB. Nós honramos em 2020 e 2021 o nosso compromisso com as futuras gerações. A guerra foi enfrentada, não faltaram recursos, e agora gastos voltam a patamar anterior”, afirmou Guedes. “Todos Estados e municípios melhoraram gestões ou houve um pacto federativo funcionando?”, acrescentou.

Ele voltou a criticar as projeções de mercado que apontavam para uma dívida bruta em 100% do PIB quando o resultado neste ano ficará em 80% do PIB. Guedes repetiu que o déficit primário irá voltar a 1% do PIB depois de chegar a 10% do PIB no ano passado. “Com as campanhas sendo postas, começamos a ver todos os economistas que estavam militando antes”, ironizou.

‘Fake news’

O ministro da Economia disse ainda que críticas ao governo sobre populismo e irresponsabilidade fiscal são “Fake News”. Ele voltou a citar a redução do déficit primário para argumentar que nenhum país fez um ajuste fiscal tão robusto quanto o brasileiro

“À exceção de Cingapura, nenhum país fez uma ajuste fiscal tão robusto como o brasileiro. Foi nosso compromisso de que o dinheiro da saúde não iria viria aumento de salário”, afirmou Guedes.

Ele voltou a usar a coletiva de balanço de 2021 para citar ações e medidas tomadas pelo governo em 2020. “É verdade que nós nos endividamos um pouco mais, mas os Estados e municípios melhoraram seus resultados. Onze Estados que estavam no vermelho voltaram para o azul. Não deixamos os governos regionais entrarem em colapso por falta de recursos”, afirmou.

Lembrou também que o compromisso da pandemia de não reajustar salários acaba em 31 de dezembro.

Inflação

Embora o já fale de um processo inflacionário mais persistente, o ministro da Economia, repetiu que a avaliação de que inflação é temporária. “Proporcionalmente, a inflação americana e a europeia subiu mais que a nossa”, argumentou. “Teve inflação no mundo inteiro. Em todo o mundo, salários, aposentadorias e aluguéis perderam poder de compra e os governos mantiveram programas sociais. Mas as cadeias produtivas se desarticularam, e esse choque de oferta adverso tirou renda, emprego e trouxe inflação no mundo inteiro”, completou.

Mais uma vez, Guedes disse que o governo “despolitizou a moeda” a aprovar a lei de independência do Banco Central. “Essa foi a primeira entrega deste ano”, classificou. “Se é verdade que a inflação subiu, a culpa é nossa ou da covid? Fizemos o BC independente”, respondeu.