Espaço que atende alunos de creche e pré-escola em foi alvo de busca preventiva organizada pela administração municipal. O motivo foi que pelo menos oito escorpiões-amarelos foram encontrados nos arredores do Centro Educacional Infantil Luciane Haverroth, em Ituporanga (SC).

Esse tipo de escorpião venenoso causando risco para a vítima picada, foram encontrados na semana passada na escolinha. Em nota sobre o assunto, a prefeitura da cidade disse estar verificando os pontos em que os animais foram encontrados. Os oito escorpiões foram capturados e enviados para análise. 

A creche fica localizada na divisa com o Parque Ecológico Ingo Altenburg, na região central. De acordo com a prefeitura, os escorpiões aparecem anualmente na localidade e principalmente na época do verão.

Felizmente, não há informações sobre feridos.

Recomendações para evitar a presença do animal peçonhento 
-Fechar ou tampar frestas em janelas e portas;
-Colocar tela nos ralos da casa;
-Controlar a presença de baratas e outros insetos (animais que servem como alimento para os escorpiões);
-Manter o terreno limpo e evitar o acúmulo de lixo;
-Evitar entrar em contato com o animal;
-Acionar a secretaria municipal responsável para fazer a captura do escorpião.
-Em caso do picada, é recomendável que a pessoa faça a captura do animal e leve junto consigo até uma unidade de saúde. Assim a equipe de -saúde poderá identificar a espécie do animal e avaliar o tipo de tratamento que será realizado.
-Deve-se lavar o local da picada com água e sabão e, em seguida, a pessoa deve ser levada ao hospital.