No dia 13 de abril é comemorado o “Dia do Hino Nacional”, data que ocorreu após a harmonia da canção ser apresentada ao público pela primeira vez nesse mesmo dia, mas em 1831.

A apresentação ocorreu em um evento no Theatro São Pedro, no . Até a apresentação no Theatro São Pedro, o Hino da Independência, composto pelo imperador D. Pedro I, era usado pelo país e considerado como o hino “nacional”.

Composta por Francisco Manuel da Silva, a melodia acompanha letra de Joaquim Osório Duque Estrada e passou por diversas modificações até chegar a que conhecemos hoje.

Veja algumas curiosidades sobre o Hino Nacional

  1. A melodia do Hino Nacional Brasileiro foi apresentada pela primeira vez na festa de despedida de Dom Pedro I, em 13 de abril de 1831. Na ocasião, a letra em conjunto com a melodia eram versos do desembargador Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva.
  2. A rejeição à letra de Ovídio Saraiva foi causada, especialmente, pelo teor ofensivo da letra aos portugueses. Entre os versos, estava a descrição dos colonizadores como “tiranos” e “monstros”.
  3. Após a proclamação da República, em 1889, um concurso foi organizado pelo governo para escolher o que seria o novo Hino Nacional do Brasil. Após o anúncio da composição mais aplaudida pelo público, porém, o presidente Marechal Deodoro decidiu ignorar o resultado e determinar a música de Francisco Manuel da Silva como novo hino oficial.
  4. O poema, composto em 1909, precisou passar por 11 modificações até ser declarado como letra oficial do Hino Nacional.

*Com informações da CNN Brasil.