O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira (12) contrato para compra de 10 milhões de doses da Sputnik V, contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya. Além do ministério, alguns governadores e prefeitos também anunciaram seus próprios acordos para fornecimento de doses. As informações são do G1.

Cronograma previsto pelo ministério:

400 mil doses até o final de abril
2 milhões no fim de maio
7,6 milhões em junho

A vacina ainda não tem autorização da Agência Nacional de (Anvisa) para uso no Brasil. Para apoiar a comercialização no país, os desenvolvedores firmaram parceria com a farmacêutica brasileira União Química.

“Agora, para que possamos efetivamente aplicar a Sputnik, só necessitamos que a União Química providencie com a Anvisa, o quanto antes, a autorização para uso emergencial e temporário” – Elcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde

De acordo com o ministério, a União Química afirmou que pretende fabricar o imunizante no Brasil, em e no Distrito Federal.

A possibilidade de produção 100% nacional será avaliada pelo Ministério da Saúde nas próximas semanas e pode levar à concretização de outro acordo comercial.

Acordos com estados e municípios

Governadores e prefeitos também anunciaram nesta sexta-feira (12) acordos para compra da Sputnik. O governador da Paraíba, João Azêvedo, anunciou que o Consórcio apresentará nesta sexta proposta ao Fundo Soberano Russo para comprar 39,6 milhões de doses da vacina.

Em Minas Gerais, anunciou a compra de 4 milhões de doses e Betim, 1,2 milhão. Na quinta-feira, Maricá (RJ) anunciou a compra de 400 mil doses.

As compras anunciadas por governadores e prefeitos ocorrem após a sanção da lei federal 534/2021, que permite a compra por estados, municípios e pelo setor privado de vacinas contra a Covid-19.