Pular para o conteúdo
Brasil

Gilmar libera julgamento sobre foro de Flávio Bolsonaro nas ‘rachadinhas’

O processo está parado desde janeiro
Arquivo -

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento na Segunda Turma o recurso do Ministério Público do Rio contra a decisão que garantiu foro privilegiado ao senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) na investigação das ‘rachadinhas’. Ainda não há data para a discussão no colegiado.

O processo está parado desde janeiro, quando o próprio Gilmar, que é presidente da Segunda Turma, suspendeu a tramitação. O impasse é sobre qual instância deveria julgar as acusações contra o filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que foi denunciado por peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro enquanto era deputado estadual no .

A decisão que garantiu foro especial a Flávio e transferiu o inquérito das rachadinhas para segunda instância foi tomada em junho do ano passado pela 3.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. Na Segunda Turma, o pano de fundo da discussão será a tese dos ‘mandatos cruzados’, usada pela defesa do senador no caso, pela qual um político pode manter o foro privilegiado do cargo antigo após assumir um novo posto.

Embora o STF já tenha restringido o foro privilegiado a políticos para os crimes cometidos no exercício do mandato e em função do cargo, os ministros ainda precisam definir o que internamente tem sido chamado de ‘pontas soltas’ da decisão, tomada em 2018. Uma delas diz respeito justamente à situação de parlamentar que deixa de ocupar o cargo e, na sequência, assume outro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motor na garupa pode desequilibrado motociclista que morreu no Jardim Itália

Idosa cai em golpe ao aceitar ‘empréstimo’ oferecido por falsa atendente

Noromix Concreto assumirá obras de pavimentação e drenagem em Aparecida do Taboado (Arquivo)

Empresa paulistana leva licitação para pavimentação e drenagem em Aparecida do Taboado

Arma que matou mãe em MS estava carregada com 15 munições

Notícias mais lidas agora

Mãe é morta após tiro acidental disparado por filho de 2 anos em MS

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

Explosão e princípio de incêndio assustam moradores da Vila Serradinho

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Com salário de R$ 10,5 mil, inscrições para fiscal biomédico continuam abertas

Os candidatos devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 21 de julho

Emprego e Concurso

Governo abre vaga na área de educação na Capital e interior de MS

Processo seletivo está com inscrições abertas até 25 de junho

Emprego e Concurso

Processo seletivo com 204 vagas para atuar no HRMS vai até a próxima terça-feira 

As inscrições devem ser feitas na plataforma do E-Concurso MS

Cotidiano

Ministério investiga caso suspeito de gripe aviária em Terenos

Estado possui mais de 30 casos descartados da doença