Pular para o conteúdo
Brasil

Fachin: “‘Lava Jato’ vira ‘Mãos Limpas’ se Moro for declarado parcial”

Com a Lava Jato perto de completar sete anos de vida, o relator da operação no STF (Supremo Tribunal Federal ), ministro Edson Fachin, disse que, se o ex-juiz Sérgio Moro for declarado parcial, a investigação terá o mesmo fim que a Operação Mãos Limpas teve na Itália. Na segunda-feira passada, Fachin anulou as condenações impostas […]
Arquivo -

Com a Lava Jato perto de completar sete anos de vida, o relator da operação no STF (Supremo Tribunal Federal ), ministro , disse que, se o ex-juiz for declarado parcial, a investigação terá o mesmo fim que a Operação Mãos Limpas teve na Itália. Na segunda-feira passada, Fachin anulou as condenações impostas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um esforço para esvaziar as discussões sobre a suspeição do ex-magistrado. Confira a entrevista, concedida por meio de videoconferência e e-mail.

A completa 7 anos no próximo dia 17. Na avaliação do sr., qual vai ser a história da investigação?
Depende do que for decidido nos próximos dias ou nos próximos meses. E, portanto, se continuar no caminho de entender que há suspeição, a história da Lava Jato será a história do que aconteceu com as Mãos Limpas na Itália. É a história de uma derrocada, em que o sistema impregnado pela corrupção venceu o sistema de apuração, de investigação e de condenação dos delitos ligados à corrupção. Portanto, esse é o diagnóstico que eu faço.

Por que o senhor derrubou as condenações de Lula agora?
A observância da jurisprudência do tribunal traduz a máxima segundo a qual casos análogos devem ser tratados de forma análoga. Como dizia o juiz da Corte Suprema dos Estados Unidos Brandeis, ou temos igualdade e democracia, ou não temos democracia. Como relator da Lava Jato no tribunal, busquei defender a manutenção da competência da 13.ª Vara para que ela apurasse os delitos contra a Petrobrás que tivessem sido praticados de modo semelhante. A maioria da Segunda Turma, no entanto, optou por restringir a competência apenas aos casos que envolvessem diretamente a estatal.

O presidente Jair Bolsonaro criticou a decisão, dizendo que o senhor “sempre teve forte ligação com o PT”. Como o senhor responderia?
Não se trata de um entendimento individual, ao contrário, trata-se da reiterada jurisprudência da Corte em que, em mais de 20 casos, entendeu pela retirada de processos da referida Vara Federal, dos quais, na maioria das vezes, fiquei vencido. Por força dos princípios da isonomia e do juiz natural, deve-se garantir o mesmo tratamento e interpretação a todos os investigados em situação análoga, independentemente de quem seja e de qual partido faça parte.

E as ameaças, ministro?
Prefiro o apoio institucional e a solidariedade dos colegas às ameaças e intolerâncias. (Com informações do Estadão Conteúdo).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após temporal, plataforma do Terminal General Osório vira ‘rio’ em Campo Grande

ambulâncias

SAMU recebe novas ambulâncias em Campo Grande na sexta-feira

VÍDEO: Loja é alvo de furto e dois são presos em Maracaju

anistia

Líderes acordam e PL da Anistia não entra na pauta da Câmara na próxima semana

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Tereza Cristina vai comandar em MS federação do PP com União Brasil

Cooperativa realiza cadastro para contratações em São Gabriel do Oeste com salário de R$ 2,5 mil

Últimas Notícias

Polícia

Entrega da Medalha Tiradentes homenageia mais de 120 autoridades civis e militares de MS

Durante a solenidades foram entregues aos militares viaturas e fuzis

Le Blog Maria Antonia

Antes de se tornar o Papa, Bergoglio Animava Crianças com Hit de Dulce María

Antes de se tornar o Papa Francisco , Jorge Bergoglio já encantava os corações, especialmente os das crianças. Na Argentina, durante acampamentos de verão, o então bispo era conhecido por seu jeito leve e afetuoso, e por um gesto que ficou na memória de muitos: cantar com os pequenos a música “Salsicha com Purê”, sucesso … Continued

Cotidiano

Chuva alaga rua, esconde cratera e motorista entorta aro na Vila Planalto

Prefeitura informou que reparos são prejudicados pela instabilidade do tempo

Cotidiano

Chuva forte em Campo Grande provoca alagamentos e prejudica trânsito em diversos bairros

Relatos são dos bairros Coophatrabalho, Nova Lima, Inápolis, Oscar Salazar e vários outros