Pular para o conteúdo
Brasil

Comissão de Trabalho aprova fim de contrato autônomo exclusivo

A proposta tramita em caráter conclusivo
Arquivo -
Reprodução
Reprodução

 

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, por 15 votos contra 8, o Projeto de Lei 8303/17, que acaba com a figura do trabalhador autônomo exclusivo. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada em seguida pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Autônomos exclusivos são os profissionais que prestam serviços de forma contínua para uma única empresa, sem que isso seja caracterizado como vínculo empregatício. Esse tipo de contratação passou a ser admitido desde a no governo (Lei 13.467/17).

O autor do projeto, deputado André Figueiredo (PDT-CE), afirmou que a proposta defende os direitos dos trabalhadores e evita a precarização dos direitos trabalhistas, como férias e décimo terceiro.

“A continuidade e exclusividade tiram a característica do autônomo”, argumentou. “O autônomo é indispensável, mas não podemos usar a figura do trabalhador autônomo para mudar uma relação celetista, sob o pretexto de gerar mais emprego, o que não aconteceu até hoje. O Brasil precisa gerar emprego de qualidade, não empregos sem direitos”, declarou.

A relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), defendeu a aprovação da proposta. “O projeto resgata a condição do trabalhador autônomo, que poderá ter mais opções e com isso mais oportunidades de emprego.”

Voto contrário

O deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP) votou contra a proposta por acreditar que vai aumentar o número de trabalhadores sem registro e desempregados. “Temos 68 milhões de brasileiros sem registro, com 14 milhões de desempregados oficiais. São apenas 30 milhões com carteiras de trabalho assinadas para 111 milhões de pessoas economicamente ativas”, enumerou.

“Muitas empresas têm em suas atividades autônomos capazes, que por demanda do cliente trabalham com exclusividade. Com o projeto, colocamos em risco essas atividades”, alertou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dupla acusada pelo assassinato de desafeto em Nova Andradina vai a júri popular

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Com mulheres no topo e irmãos ingressando juntos na PM, 427 novos soldados se formam em MS

Com fim de recesso, Alems retorna com atendimento ao público nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Padrasto que trancou menina de 4 anos e a espancou é preso em Dourados

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

Popularidade do Fortune Tiger cresce nas plataformas de aposta Online

O Jogo do Tigrinho tem se consolidado como um dos principais títulos nas plataformas de aposta online, atraindo cada vez mais usuários no Brasil e em outros países. A proposta simples, combinada a um visual envolvente e possibilidade de ganhos atrativos, fez com que o slot Fortune Tiger se tornasse uma escolha frequente entre jogadores … Continued

Trânsito

Acidente na avenida Duque de Caxias tumultua trânsito na entrada da Nova Campo Grande

A colisão ocorreu na rotatória da 'Copagaz'

Política

Governo de MS busca companhias aéreas para driblar cancelamento de voos a Corumbá

Cancelamento de voos pode afetar turismo no Pantanal de MS

Esportes

Em busca da primeira vitória, Juventude-MS enfrenta vice-líder Fortaleza pelo Brasileiro

Time de Dourados enfrenta tradicional equipe cearense na sexta-feira (1.º) na arena da cidade de Maracaju, a partir das 18h15