Pular para o conteúdo
Brasil

Cobaias: Prevent Senior ocultou mortes em estudo da hidroxicloroquina, diz dossiê

Tratamento precoce, sem eficácia comprovada, é defendido desde o início da pandemia
Arquivo -
Presidente é o principal defensor do tratamento com a hidroxicloroquina
Presidente é o principal defensor do tratamento com a hidroxicloroquina

O plano de saúde Prevent Senior ocultou mortes de pacientes que participaram — sem conhecimento — de um estudo para testar a eficácia da hidroxicloroquina e azitromicina contra a covid-19, segundo informações da GloboNews, que teve acesso a um dossiê da CPI da Covid.

Segundo o conjunto de documentos, a disseminação da cloroquina e outros medicamentos é resultado de um acordo entre o plano de saúde e o governo Jair Bolsonaro (sem partido). O dossiê é elaborado por médicos e ex-médicos da Prevent denunciando uma série de irregularidades. 

Desde o início da pandemia, o presidente defende o tratamento precoce, sem eficácia comprovada contra a doença. Ainda segundo a GloboNews, pacientes e familiares não eram informados sobre os medicamentos usados.

Em nota enviada ao UOL, a Prevent Senior afirmou que pedirá uma investigação ao Ministério Público para apurar as denúncias “infundadas e anônimas por um suposto grupo de médicos”.

Em nota, a operadora diz que, antes que as acusações chegassem à CPI, uma advogada que representa o grupo de médicos insinuou que o dossiê seria encaminhado se um acordo não fosse celebrado. “Devido à estranheza da abordagem, a Prevent Senior tomará todas as medidas judiciais cabíveis”, informou.

Resultados

As informações divulgadas pela GloboNews trazem que nove pessoas morreram durante a pesquisa, mas, publicamente, os autores só mencionam duas mortes.

Destes, seis estavam no grupo que tomou hidroxicloroquina e azitromicina, dois estavam no grupo que não ingeriu os medicamentos e há ainda um paciente cuja tabela não informa se ingeriu ou não a medicação.

O estudo começou a ser realizado em 25 de março de 2020 e a sua primeira versão, sem revisão de pares, divulgada em 15 de abril. No artigo, o coordenador do estudo, o cardiologista e diretor da Prevent, Rodrigo Esper, menciona as duas mortes no grupo que usou as medicações, mas, diz ele, os óbitos foram provocados por outras doenças, sem relação com a covid ou medicamentos.

Segundo a GloboNews, os documentos da pesquisa não apontam nenhum participante com as doenças mencionadas.

Três dias depois, em 18 de abril, o presidente Bolsonaro fez uma postagem no sobre o estudo. Citando a Prevent Senior, ele diz que foram registradas cinco mortes entre os pacientes do estudo que não tomaram cloroquina e nenhum óbito entre os que ingeriram as medicações.

Testes escondidos

A GloboNews também teve acesso a mensagens enviadas pelo diretor da Prevent, Fernando Oikawa, para médicos. Ao falar sobre o estudo pela primeira vez ele orienta os profissionais a não informar sobre a medicação usada.

“Iremos iniciar o protocolo de HIDROXICLOROQUINA + AZITROMICINA. Por favor, NÃO INFORMAR O PACIENTE ou FAMILIAR, (sic) sobre a medicação e nem sobre o programa”, disse. 

*Com informações do Portal Uol.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Últimas Notícias

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção a Foz do Iguaçu (PR)

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história