Após desabamento com mortes, prefeitura de Altinópolis (SP) fecha 19 grutas
Depois do desmoronamento que soterrou e matou nove bombeiros civis na gruta Duas Bocas, a prefeitura de Altinópolis, no interior de São Paulo, decidiu proibir o acesso ao interior de todas as 19 cavernas existentes no município. A medida se baseou em laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) mostrando que a estrutura da gruta […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois do desmoronamento que soterrou e matou nove bombeiros civis na gruta Duas Bocas, a prefeitura de Altinópolis, no interior de São Paulo, decidiu proibir o acesso ao interior de todas as 19 cavernas existentes no município. A medida se baseou em laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) mostrando que a estrutura da gruta que desabou apresentava fissuras e infiltrações. Os peritos recomendaram a interdição temporária até que essa e outras grutas da região passassem por avaliação de risco para desabamentos.
O acidente aconteceu na madrugada de 31 de outubro, quando 28 bombeiros civis participavam de um treinamento sobre técnicas de salvamento em cavernas. Após o desmoronamento, peritos do IPT e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) fizeram uma vistoria no local e emitiram um laudo, recomendando a interdição temporária da gruta Duas Bocas e a realização de monitoramento “constante e sistemático” nas demais grutas existentes na região, visando identificar possíveis áreas instáveis.
No último dia 11, o prefeito José Roberto Ferracin Marques (PSD) determinou a interdição e pediu ajuda ao IPT, órgão estadual, para realizar os estudos sobre a segurança das estruturas. Conforme o prefeito, os proprietários das terras onde as cavernas estão localizadas foram notificados para realizar os estudos geológicos e o plano de manejo por conta própria, caso pretendam permitir o acesso ao interior das grutas.
A decisão provocou reclamações de donos de hotéis e empresas que exploram o turismo na região. No sábado, 13, a prefeitura permitiu que os turistas tivessem acesso à parte externa da gruta do Itambé, a mais visitada do município. De acordo com o diretor de turismo, André Moraes Ferrão, a chegada até a boca da caverna, sem adentrar a estrutura, não oferece risco. O local foi sinalizado com faixas e placas.
De acordo com Ferrão, o Vale das Grutas é o principal atrativo turístico da cidade e a prefeitura vai apoiar os donos de áreas com cavernas que pretendam fazer o plano de manejo. Neste fim de semana prolongado pelo feriado da República, hotéis e pousadas da região estavam praticamente lotados.
O empresário Sebastião Abreu, proprietário da Real Life, empresa que fazia o treinamento dos bombeiros atingidos pelo desmoronamento, disse que o fechamento não prejudica a atividade “O treinamento em grutas é feito de forma esporádica e eventual para complementar as técnicas de salvamento em mata, que fazem parte do currículo do curso”, disse.
A gruta Duas Bocas, onde nove bombeiros civis morreram soterrados pela queda da estrutura – uma décima vítima foi retirada com vida dos escombros e sobreviveu -, é uma formação rochosa formada por arenito.
Diferente das grutas formadas por rochas calcárias, como as do Vale do Ribeira, as cavernas de arenito estão mais sujeitas à erosão pela infiltração de água, sendo mais instáveis. A Duas Bocas fica ao lado da Gruta do Itambé, muito procurada pelos turistas em razão das cachoeiras do entorno, mas é menos visitada devido à dificuldade de acesso.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.