O Ministério da Agricultura informou que até o momento conseguiu confirmar 199 casos de pacotes de sementes não solicitadas, em 23 Estados e no Distrito Federal. Segundo nota do ministério, todos os pacotes foram originários de países asiáticos, como China, Malásia e , publicou a Agência Estado.

Os Estados que receberam os pacotes foram Acre, Alagoas, Amapá, , Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, , Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A orientação do Ministério é que as pessoas não abram pacotes de sementes não solicitados recebidos pelos Correios. Até o momento, não é possível apontar os riscos envolvidos. Desta forma, o pacote não deve ser descartado no lixo, a fim de evitar o contato das sementes com solo e sua germinação. As sementes também não devem ser plantadas, pois ainda não são conclusivos os estudos sobre os riscos.

O material está sendo enviado para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Goiânia, referência no assunto, onde serão realizadas análises para verificar eventuais riscos à saúde humana, à produção agrícola brasileira ou ao meio ambiente. (Informações da Agência Brasil)