Após uma forte chuva, nesta sexta-feira (3), em Pontalina, no centro de Goiás, uma represa se rompeu neste sábado (4). A estrutura, localizada em uma área particular, sofreu colapso. Não há registros de feridos.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Pontalina, por meio da sua página no Facebook, alertou os moradores sobre o risco de outras represas se romperem e pediu que as pessoas que moram na região deixem os locais próximos a essas represas para evitar acidentes.

Em nota, a Saneago (Companhia de Abastecimento de Água de Goiás) informou que o transbordamento da represa provocou transtornos no esgotamento sanitário do município. “Estação elevatória final de esgoto e poços de visita foram danificados”, disse a empresa.

Segundo a Saneago, a chuva causou uma inundação “de cinco metros” na área de captação de água de Pontalina. De acordo com a empresa, a água deixou motores, quadro de comando e uma série de outros equipamentos submersos.

A empresa disse que deslocou uma força tarefa para monitorar a situação dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário. “Técnicos aguardam a diminuição do volume de água para, então, avaliar a condição de todos os equipamentos e executar os reparos necessários para a normalização do sistema”, disse a empresa que pediu aos moradores um consumo “consciente das reservas domiciliares de água tratada”.

A reportagem tentou contato com Semad (Secretaria de Estado e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e o Corpo de Bombeiros de Goiás para obter informações sobre o motivo do rompimento da represa, danos ambientais e a quantidade de pessoas afetadas, mas, até a publicação da matéria, não obteve retorno.