Pular para o conteúdo
Brasil

Opas pede que Brasil aumente testagem e passe ‘mensagem consistente’

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, afirmou nesta terça-feira, 30, que o Brasil precisa ampliar a testagem da covid-19 para realizar um combate mais eficiente ao vírus. O órgão também reforçou a necessidade de as autoridades passarem uma mensagem “consistente” à população em meio aos esforços […]
Arquivo -

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, afirmou nesta terça-feira, 30, que o precisa ampliar a testagem da covid-19 para realizar um combate mais eficiente ao vírus. O órgão também reforçou a necessidade de as autoridades passarem uma mensagem “consistente” à população em meio aos esforços para conter o avanço da doença.

“A Opas constantemente pede ao Brasil para aumentar o número de testes. Pede que a mensagem (à população) seja consistente. Se não há uma mensagem consistente, a população se confunde. Isso preocupa a Opas”, alertou Marcos Espinal, diretor do departamento de Doenças Transmissíveis da Opas.

Ciente da necessidade, o pretende testar 24% da população – equivalente a 50 milhões de pessoas. De acordo com o ministro interino, Eduardo Pazuello, a pasta já distribuiu 11,3 milhões de unidades. No início do mês, o interino reconheceu que o País não vai conseguir cumprir a meta original do ministério de 46 milhões de exames até o fim de 2020.

Questionado pelo Estadão sobre o Brasil não ter um ministro efetivo da Saúde desde 15 de maio, quando pediu demissão, Espinal minimizou a situação. O diretor reafirmou a importância de ampliar a testagem e de realizar uma comunicação clara com a população, além de manter as medidas necessárias mesmo com a reabertura da economia.

“Existe um ministro interino, mas não é só isso. O mais importante é que o Brasil tem um exército de trabalhadores dedicados, acadêmicos, médicos, e trabalhadores sociais que ajudam a população. É necessário continuar aumentando os testes. A mensagem deve ser consistente. Mesmo reaberto, o Brasil precisa continuar com as medidas sugeridas”, disse Espinal.

Diretor-assistente da Opas, Jarbas Barbosa chamou a atenção para os riscos de realizar uma reabertura em momento inapropriado, sem reduzir os números da covid-19. Barbosa também ressaltou a importância de um monitoramento que considere as diferenças entre cada região do país.

“Primeiro, é preciso controlar a transmissão. Se começam a reabertura sem isso, vai acelerar a transmissão. Após controlar, aí sim pode reabrir. Se identificar um novo crescimento, precisa tomar as medidas adequadas. Precisa ser Estado por Estado, com o número de casos acumulados. Pois esse número acumulado informa a situação desde fevereiro até agora, para identificar se está crescendo ou se as medidas estão sendo efetivas para reduzir e controlar a transmissão”, explicou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
festival

Dourados recebe a 3ª edição do Festival Surdolímpico no mês de maio

Taylor Swift pode estrelar papel de Whitney Houston no remake de “O guarda-costas”

Confronto com equipe da Romu termina em morte em Campo Grande

depac golpe

Idoso recebe chamada de vídeo de suposto gerente de banco e perde R$ 37 mil em golpe

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

pupy elefanta posto de gasolina 2

Viaja deitada? 8 fatos sobre Pupy, a elefanta que parou em posto de gasolina em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Morte de idosa expõe falta de ambulância e sucateamento em cidade de MS

Últimas Notícias

Brasil

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Glauber Braga iniciou a greve de fome no dia 9 de abril

Sem Categoria

Serc/UCDB perde para Taboão Magnus e se complica na Supercopa Feminina de Futsal

Apagão no final da partida custou caro ao time de Mato Grosso do Sul

Polícia

Dois são presos com arma e munições em suposto desmanche no Itamaracá

Eles disseram para a PM que se encontraram para fumar maconha

Cotidiano

Dengue em MS salta em quase 400 casos em uma semana, além de novas duas mortes

Dengue já fez nove vítimas em Mato Grosso do Sul em 2025