Mourão elogia ex-torturador e é criticado por entidades de Direitos Humanos
Líderes e entidades que atuam na defesa dos direitos humanos criticaram as declarações do vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), sobre um dos principais torturadores das Forças Armadas na Ditadura Militar, coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, durante uma entrevista à emissora alemã Deutsche Welle. “(…) ele foi meu comandante no final dos anos 70 do século passado, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Líderes e entidades que atuam na defesa dos direitos humanos criticaram as declarações do vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), sobre um dos principais torturadores das Forças Armadas na Ditadura Militar, coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, durante uma entrevista à emissora alemã Deutsche Welle.
“(…) ele foi meu comandante no final dos anos 70 do século passado, e era um homem de honra e um homem que respeitava os direitos humanos de seus subordinados. Então, muitas das coisas que as pessoas falam dele, eu posso te contar, porque eu tinha uma amizade muito próxima com esse homem, isso não é verdade”, afirmou Mourão.
Para o presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz, os elogios mostrariam que o vice-presidente “não se importa” com os crimes atribuídos ao militar.
“Não pairam dúvidas sobre o cometimento do crime de tortura pelo coronel Ustra. Quando alguém lhe presta homenagens, como fez o vice-presidente Mourão, a pessoa não está negando que ele tenha torturado seres humanos, está apenas revelando que não se importa com isso”, registrou no Twitter Santa Cruz, cujo pai, desapareceu durante a Ditadura Militar.
Por meio de nota, a Human Rights Watch no Brasil também manifestou repúdio às declarações de Mourão. Segundo a entidade, o vice, assim como o presidente, Jair Bolsonaro, estaria tentando “reescrever a história”.
Ustra é apontado por dezenas de sobreviventes da Ditadura Militar como um dos principais torturadores do regime que durou entre 1964 e 1985.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.