A rápida passagem de no comando do Ministério da Saúde foi comentada por Luiz Henrique Mandetta em uma breve entrevista ao O Estado de . Segundo o ex-ministro, a sua saída é considerada como prejudicial no combate ao novo no país. “A única coisa que sei é que foi um mês perdido, jogado na lata do lixo”.

Em seu pronunciamento, Teich não disse o principal motivo que levou a sua demissão, mas tudo indica que os conflitos com Jair Bolsonaro, principalmente sobre o uso da foram determinantes para o pedido.

Mais cedo em seu Twitter, Mandetta havia postado a seguinte frase: “Oremos. Força SUS. Ciência. Paciência. Fé!”. Na entrevista, o ex-ministro afirmou que não é possível fazer um prognóstico de como o país irá combater a doença, que na última atualização, matou mais de 14 mil pessoas.

“Não dá para falar nada. Não sei quem vai ser o novo ministro. O momento é de oração. Gostaria de dizer para você que estou rezando um terço agora”, afirmou.

Luiz Henrique Mandetta foi destituído do cargo de ministro da Saúde no dia 16 de abril, após entrar em vários conflitos com Jair Bolsonaro sobre como gerir a pandemia do novo coronavírus no país. Uma das atitudes contrárias do médico era defender o isolamento social, e não o isolamento vertical, ideia defendida pelo presidente.