Pular para o conteúdo
Brasil

Maia diz não ter pressa em fechar nome para eleição; decisão pode sair até 6a

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça, 15, que o nome que vai representar o bloco de partidos que o apoiam para sucedê-lo na Casa deve ser escolhido até sexta-feira, 18. Ele afirmou ainda que a construção do diálogo com diferentes campos ideológicos leva tempo e que não há pressa nessa decisão. […]
Arquivo -

O presidente da Câmara, (DEM-RJ), disse nesta terça, 15, que o nome que vai representar o bloco de partidos que o apoiam para sucedê-lo na Casa deve ser escolhido até sexta-feira, 18. Ele afirmou ainda que a construção do diálogo com diferentes campos ideológicos leva tempo e que não há pressa nessa decisão.

“A eleição é em fevereiro, não é isso? Como eu disse, não é ruim o presidente estar falando sozinho nesse momento sobre . Tem nos ajudado um pouco na demonstração do campo em que estamos e o que nós precisamos construir para o futuro da nossa democracia”, disse Maia em entrevista coletiva.

Como o Broadcast Político mostrou mais cedo, a escolha do nome que vai disputar a eleição da Câmara pelo grupo liderado por Maia foi mais uma vez adiada. O bloco de seis partidos (PSL, DEM, MDB, PSDB, Cidadania e PV) aguarda posição das legendas de oposição. O principal adversário já está definido: o deputado (PP-AL), apoiado pelo Palácio do Planalto.

Maia confirmou que o grupo está entre dois nomes, o de Baleia Rossi (MDB-SP) e o de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Maia foi questionado sobre as chances de Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos e que deixou o grupo. “Eu não descarto ninguém, mas hoje dentro do bloco existem esses dois nomes. Nossa decisão foi sempre discutir baseado em nomes que estão dentro do nosso bloco. Desde a semana passada, continuamos conversando com todos É claro se Marcos Pereira quiser dialogar, estamos abertos”, disse.

Para Maia, a construção de uma candidatura com outros campos políticos sempre gera necessidade de mais diálogo. “Nós não temos pressa em fechar um nome, se esse atraso representar a possibilidade de atrairmos mais partidos, mais apoio na construção de um campo de defesa da Câmara livre e do fortalecimento da instituição Câmara dos Deputados. Então, esse atraso não me incomoda”, disse.

Maia disse que decisões, quando são coletivas, e não impostas são fruto de “uma construção através do diálogo”. “Estou muito confiante de que a Câmara no dia 2 de fevereiro continuará independente, livre de qualquer interferência de outra instituição e principalmente, livre de uma agenda atrasada, retrógrada, que não vai levar o Brasil a lugar nenhum”, afirmou

Em um ataque indireto ao deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato à presidência da Câmara, apoiado pelo governo, Maia afirmou que o governo federal não pode transformar a Câmara no seu “puxadinho”.

“Não vamos abrir mão de jeito nenhum da independência nem de impor limites a um governo que quer atropelar e impor sua posição para a sociedade brasileira e o parlamento. Veja aí o caso da vacina, que cada dia é uma novidade e uma perplexidade maior da sociedade com esse governo”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro moraes

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

vereadores campo grande

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Últimas Notícias

Cotidiano

Viu o ‘Bruto’? Cãozinho que é alegria do pequeno Nicolas some no Zé Pereira

A família suspeita que um motoqueiro tenha levado o animal

Polícia

Homem tenta disfarçar, mas acaba preso com cocaína em ‘campinho’ da Capital

Droga foi avaliada em R$ 800

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia