Macacos mortos no MT foram infectados por herpes de humanos

Mortes de macacos saguis em regiões próximas à área urbana geralmente estão relacionados à febre amarela. Em caso recente ocorrido em Cuiabá, no Parque Mão Bonifácia, o laudo dos animais indica que eles morreram após serem contaminados pela herpes simples, transmitida por humanos. Segundo o Portal Metrópoles, a confirmação foi dada nesta quinta-feira (26) pela […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mortes de macacos saguis em regiões próximas à área urbana geralmente estão relacionados à febre amarela. Em caso recente ocorrido em Cuiabá, no Parque Mão Bonifácia, o laudo dos animais indica que eles morreram após serem contaminados pela herpes simples, transmitida por humanos.

Segundo o Portal Metrópoles, a confirmação foi dada nesta quinta-feira (26) pela Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) do Mato Grosso.

Os macacos saguis, um total de 13 animais, foram encontrados mortos no fim de outubro. Na época, o parque foi fechado, e continua com circulação de pessoas impedida. 

Contaminação de macacos por herpes, apesar de curioso, ocorreu recentemente no Pernambuco. Até então, as mortes dos animais sempre estiveram ligadas a indicação de que há febre amarela na região. O macaco, como sempre reforçam os especialistas, não transmite a febre amarela, ele é importante no ecossistema para indicar a existência da doença.

 

Conteúdos relacionados