Pular para o conteúdo
Polícia

‘La Cadetral’: PF deflagrada nova fase da operação que tem como alvo detento do Presídio Federal da Capital

A operação mira uma organização criminosa composta por detentos e policiais penais
Layane Costa -
(Divulgação/Polícia Federal)

Uma nova fase da operação ‘La Catedral’, que tem como um dos alvos Lyferson Barbosa da Silva, encarcerado no Presídio Federal em , foi deflagrada pela PF (Polícia Federal) nesta terça-feira (8). A operação investiga um esquema de corrupção no sistema prisional de Pernambuco.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Agora, a operação teve como alvo André de Araújo Albuquerque, ex-secretário executivo da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização) – cumprido um mandando de prisão preventiva – além da ex-superintendente de Segurança Prisional da pasta estadual.

Segundo publicado pelo site JC PE, na residência de André, localizada em um bairro na Zona Oeste de Recife, foram apreendidos arma funcional, celulares e um veículo Amarok.

O suspeito havia sido exonerado do cargo de secretário executivo no final do ano passado, em meio aos avanços das investigações da PF.

Encarcerado em Mato Grosso do Sul

Em meio aos alvos da operação, está Lyferson Barbosa da Silva, transferido para Mato Grosso do Sul. Contudo, antes da sua transferência, em 2023, foi descoberto um diálogo no qual Lyferson teria ordenado a um comparsa ataques ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), escolas e um hospital. Além disso, a ordem era de que veículos fossem incendiados e pessoas inocentes assassinadas.

Os criminosos estariam insatisfeitos com decisões tomadas pela segurança pública estadual. Por isso, houve a ordem dos ataques.

Acesso a garotas de programa

Ao todo, oito policiais penais foram presos na primeira fase da operação. A investigação, segundo o JC PE, indicou que eles liberavam a entrada de garotas de programa, drogas, bebidas alcoólicas e comidas no Presídio de Igarassu. Isso porque eles recebiam os pagamentos via Pix, comidas e joias em troca.

‘La Catedral’

A operação La Catedral descobriu uma organização criminosa composta por detentos e policiais penais que atuavam no Presídio de Igarassu, em Pernambuco. Foram cumpridos mandados em Recife, Paulista, Goiana, Carpina, Abreu e Lima, Itapissuma (todas em Pernambuco) e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

A investigação teve início após a identificação de um detento que comandava diversas atividades ilícitas na unidade, contando com o apoio de servidores do sistema prisional. Durante as apurações, foram constatados atos de corrupção passiva praticados por policiais penais, além de acessos indevidos a sistemas internos para favorecer detentos.

Os investigados poderão responder por tráfico e associação para o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção, prevaricação, promoção ou facilitação de ingresso de aparelho telefônico em presídio e participação em organização criminosa.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em audiência de custódia, juiz converte prisão flagrante de agressor em prisão definitiva

Seleção brasileira feminina de vôlei bate Turquia e chega à sétima vitória na Liga das Nações

Oscar vai entregar prêmios honorários a Tom Cruise e Dolly Parton

Times de Campo Grande assumem liderança dos grupos do Estadual Sub-20

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Leilão Detran-MS

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Últimos dias para inscrição em seleção com 230 vagas para soldado auxiliar dos Bombeiros

Vagas são destinadas a candidatos que tenham ensino médio completo. A remuneração prevista é de R$ 3.815,88 mensais.

Esportes

Salzburg e Al-Hilal empatam sem gols e embolam Grupo H, que tem o Real como líder

Time europeu menos badalado no Mundial de Clubes, o austríaco Salzburg resistiu à pressão do milionário Al-Hilal, ex-time de Neymar e do técnico Jorge Jesus na Arábia Saudita

Polícia

Homem sofre extorsão por suposto desacordo em programa sexual e tem prejuízo de R$ 1.350

Pessoa que se identificou como membro de facção cobrou valores por um suposto encontro com garota de programa, que a vítima não teria comparecido, causando prejuízos

Emprego e Concurso

Funsat disponibiliza mais de 2 mil vagas de emprego em Campo Grande na segunda-feira

Entre as ocupações com maior demanda destacam-se: Repositor; Caixa; Auxiliar de Limpeza; Operador de Produção e outros