Uma chuva com coloração escura encheu baldes e caixas d'águas e assustou moradores de São Francisco de Assis neste domingo (13). O fenômeno pode ter sido causado pelas queimadas no . Fotos de caixa d'água e até copos com água “marrom” foram postadas nas redes sociais.

Após grandes queimadas, como as que atingem o Pantanal no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, a fuligem pode “viajar” centenas de quilômetros. É o que explica a meteorologista Catia Valente, em uma entrevista à rede CNN.

“O vento vem da direção norte a sul e transporta ar quente, junto à fuligem das queimadas. O fenômeno é pouco comum, mas pode ocasionar até mesmo chuva ácida – o que não é o caso da caída em São Francisco de Assis”, explicou Catia.

A fumaça das queimadas do Pantanal, e também da Amazônica, começaram a chegar nas regiões sul e sudeste nos últimos dias, segundo levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Chuva escura cai no Rio Grande do Sul e coloração pode ter explicação nas queimadas do Pantanal
Água que saía da torneira era marrom e preocupou moradores. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Apesar da cor, a água não oferece perigo e nem tem cheiro ou gosto. Ainda assim, as orientações dos especialistas é que ela não deve ser consumida.

Professora de Química da UFRGS ( Federal do ), Nadya Silveira destaca que “para uma exposição durante dias, as chances de ocorrer algum problema não devem ser subestimadas”.

Chuva escura cai no Rio Grande do Sul e coloração pode ter explicação nas queimadas do Pantanal
Moradores tiraram foto de caixa d'água com coloração turva. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

(Com informações da CNN Brasil e portal G1)