O presidente da República, Jair Bolsonaro, indicou Daniel de Macedo Alves Pereira para ser o novo chefe da Defensoria Pública da União (DPU). O Senado Federal precisa sabatinar e aprovar o nome de Pereira.

Ele era o segundo colocado da lista tríplice escolhida por voto direto da categoria, conforme a CNN Brasil. O presidente era obrigado a escolher por meio dela o novo chefe do órgão.

O primeiro lugar da lista era o atual defensor público-geral da União, Gabriel Faria Oliveira, que tentava a recondução. O mandato dele se termina em novembro. 

Membro da Igreja Presbiteriana e defensor público há 14 anos, Pereira foi visto pelo Palácio do Planalto como o candidato que mais se aproximava dos ideais defendidos pelo presidente.

Ele foi informado ontem, terça-feira (8), da escolha, durante encontro com Bolsonaro e o ministro-chefe  da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira.

A Defensoria Pública da União é a instituição responsável por prestar serviço de defesa e orientação jurídica de pessoas necessitadas perante todos os graus do Poder Judiciário na esferas federal.