Após a saída de Abraham Weintraub da chefia do MEC (Ministério da Educação) na última quinta-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já começa a receber candidatos à pasta, nesta terça-feira (22).

Conforme apurou o Metrópoles, um dos mais cotados para o cargo é o secretário de educação do Paraná, Renato Feder. Ele, inclusive, deve ir a Brasília se encontrar com Bolsonaro, nesta terça. A conversa já estaria bastante ‘adiantada' em relação ao posto já que até o próprio governador do Paraná, Ratinho Júnior, seria um dos padrinhos da indicação do secretario para o MEC.

A aposta do governador do Paraná ao intermediar a indicação de Feder é tentar garantir algumas das políticas educacionais do MEC, como a implantação das escolas cívico-militares, uma das bandeiras do secretário, ao estado.

O governo busca um sucessor para Weintraub, que será o terceiro ministro da educação de Jair Bolsonaro – antes dele Ricardo Vélez Rodriguez ocupou o posto. Abraham Weintraub foi exonerado após recorrentes desgastes com os outros Poderes e a criação de uma crise diplomática com a , o que vinha rendendo demonstrações públicas de insatisfação por parte do presidente da Câmara dos Deputados, , e membros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Weintraub era um dos nomes mais fortes da chamada ala ideológica do governo, composta majoritariamente por seguidores da doutrina do guru do bolsonarismo, . Feder não compartilha do mesmo perfil de Weintraub. O secretário já foi CEO de uma gigante nacional do ramo de tecnologia, e tem formação em economia e administração.