Pular para o conteúdo
Brasil

Após recurso de Flávio Bolsonaro, Rede pede ‘preferência’ do STF para pautar foro

A Rede Sustentabilidade pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que dê preferência de julgamento à ação movida pelo partido contra a decisão do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) que concedeu foro privilegiado ao senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso das ‘rachadinhas’. A nova petição foi anexada aos autos após a defesa do filho do […]
Arquivo -
O senador Flavio Bolsonaro. (Foto: Agência Brasil)
O senador Flavio Bolsonaro. (Foto: Agência Brasil)

A Rede Sustentabilidade pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que dê preferência de julgamento à ação movida pelo partido contra a decisão do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) que concedeu foro privilegiado ao senador (Republicanos-RJ) no caso das ‘rachadinhas’. A nova petição foi anexada aos autos após a defesa do filho do presidente pedir ao Conselho Nacional do Ministério Público a troca de investigadores que conduzem as apurações.

A ação da Rede está sob relatoria do decano, ministro , que em julho enviou o caso diretamente para análise do plenário. Devido ao recesso do Judiciário, o processo ficou parado até o início deste mês, e ainda não tem data para ser julgado, pois aguarda manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo a Rede, a tentativa de troca de investigadores do caso das rachadinhas deriva de ‘interpretação inconstitucional’ dada pela decisão do TJRJ. A defesa de Flávio alega que, como o processo saiu da primeira para a segunda instância, o caso das rachadinhas não poderia mais ser investigado pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate à Corrupção (Gaecc), que lidera as apurações desde o começo.

“O que se vê, portanto, Excelência, é que a interpretação inconstitucional dada pelo TJRJ ao ‘foro privilegiado’ quando do julgamento do caso do Sr. Flávio vem causando alguns efeitos práticos nas investigações, como tentativa de mudança de promotores e maneira de condução do caso”, afirma a Rede.

Nos autos, a defesa de Flávio Bolsonaro defendeu o foro privilegiado como medida para evitar ‘pressões de juízes solitários’, que podem ser contaminados por ‘influxos e pressões’.

A ação da Rede é um dos dois processos que correm no Supremo contra o foro privilegiado dado ao senador no caso das ‘rachadinhas’.

O Ministério Público do Rio, responsável pelas investigações, apresentou reclamação à Corte e o caso está nas mãos do ministro . Antes do recesso, o relator pediu informações ao TJRJ e parecer da PGR antes de tomar qualquer medida no caso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cacau Protásio anuncia fim do namoro com Luan Pedro: ‘Separada’

VÍDEO: Igreja histórica de mais de 300 anos é vandalizada em Trancoso, na Bahia

Collor deixa a prisão após decisão do STF

Com 12 vagas em MS e salário até R$ 8,1 mil, concurso da Conab recebe inscritos até 15 de maio

Notícias mais lidas agora

jbs

Em 30 dias, laudo da Planurb vai mostrar se JBS instalou sistema que pode acabar com mau cheiro

Secretária presa por corrupção pediu propina para campanha eleitoral após ‘sumiço’ de dinheiro

Com 135 mortes e hospitais cheios, MS reforça vacinação contra a gripe

Pistoleiro membro de facção criminosa paraguaia é preso na fronteira com MS

Últimas Notícias

Mundo

Dólar cai a R$ 5,62 após relatório dos EUA e chances de negociação com a China

Possível negociação com o governo chinês deixa investidores aliviados

Cotidiano

Coleções exclusivas são apostas de comerciantes para aumento de vendas no Dia das Mães

Expectativa é que a procura pelo presente ideal aumente na véspera da data comemorativa

Polícia

Rapaz invade ONG, tenta matar esposa e acaba esfaqueado por segurança em Campo Grande 

Mulher estava bebendo junto do segurança quando marido invadiu a ONG

Polícia

Caminhão acerta poste que fica pendurado e deixa ‘caos’ no trânsito em Campo Grande

Motoristas precisam passar por dentro de terminal de ônibus até que o poste seja trocado na manhã desta sexta-feira (2)