Uma baleia Jubarte foi encontrada na área de mata da praia do Araruna, na Ilha de Marajó, no Pará. O animal morto causou espanto para a Secretaria de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente local, que foi até a região para tentar entender como o mamífero chegou tão longe da costa. A baleia tem 11 metros de comprimento e 6 metros de largura.

“Só achamos por causa da presença de aves de rapina, pois chamou a atenção como o animal está escondido, longe da água, após as águas baixarem”, disse Dirlene Silva, secretaria da Semma, ao jornal O Liberal.

Além dos técnicos da Semma, biólogos da ONG Bicho D’Água também foram acionados para entender as causas da morte, pois a baleia não apresenta ferimentos. O mistério só será resolvido após uma necropsia do animal.

Apesar disso, alguns internautas e especialistas já opinaram sobre possíveis motivos do aparecimento do animal em uma área verde, relativamente longe da praia. Segundo eles, a baleia pode ter encalhado na praia, morrido e produzido gases que a fizeram boiar. Com a super maré, o animal foi arrastado até a mata de mangue em Marajó, ficando lá depois que a maré baixou.