O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni confirmou na noite desta quinta-feira (18) que os saques do e do PIS/Pasep estarão sendo liberados a partir da próxima quarta-feira (24), às 16h. A previsão era que o anúncio da disponibilização fosse feito durante esta quinta em alusão a data comemorativa dos 200 dias de governo do presidente Jair Bolsonaro.

Onyx teria explicado que equipes técnicas estariam ajustando os pontos finais para a liberação dos saques e que estaria sob responsabilidade do Ministério da Economia. O ministro não gostou da forma como tudo aconteceu porque houve “vazamento” da notícia, o que teria gerado reclamação. A informação foi feita pelo Grupo Estado, através do Broadcast, um sistema de notícias.

Onyx voltou a destacar que o funding para os empréstimos imobiliários e para o Programa Minha Casa Minha Vida com recursos do FGTS não será ameaçado. “Não vai haver nenhum prejuízo às fontes de financiamento de construção de casas populares”, disse. No início da tarde, ele frisou que “nada vai afetar a construção civil”. “Não vamos usar a parte do FGTS usada para o financiamento de imóveis”, completou.