Pular para o conteúdo
Brasil

Fachin arquiva trechos da delação da OAS que citam Maia e irmão de Toffoli

O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, decidiu arquivar trechos da delação premiada do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro que mencionavam o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José […]
Arquivo -
Agência Brasil
Agência Brasil

O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, ministro , decidiu arquivar trechos da delação premiada do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro que mencionavam o presidente da Câmara dos Deputados, (DEM-RJ), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, e um dos irmãos do presidente do STF, ministro Dias Toffoli.

Os quatro pedidos de arquivamento foram feitos pela procuradora-geral da República, . Segundo a reportagem apurou, ela alegou ao Supremo que, nesses casos, não havia elementos suficientes para justificar a abertura de uma investigação. O acordo de colaboração premiada entre Pinheiro e o Ministério Público Federal foi homologado por Fachin na semana passada.

O entendimento da procuradora-geral sobre a delação do ex-presidente da OAS provocou no início deste mês a maior baixa de sua gestão na PGR com a entrega coletiva de cargos entre procuradores que investigam casos da Operação Lava Jato. O episódio marcou mais uma crise interna na gestão de Raquel, que se tornou alvo de crescente insatisfação dentro do Ministério Público Federal ao longo dos dois anos de mandato.

Em julho, o ex-coordenador da Lava Jato, José Alfredo, havia abandonado o posto, também em desacordo com a atuação da procuradora-geral. Em março, os procuradores Pablo Coutinho Barreto e Vitor Souza Cunha, que eram chefes da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (SPPEA), haviam também pedido desligamento da função.

A gestão de Raquel Dodge à frente da PGR foi alvo de uma série de desavenças que marcaram o fim do seu mandato. A criação de um fundo bilionário da Lava Jato colocou a procuradora em rota de colisão com a força-tarefa do Paraná que cuida das investigações Raquel acionou o Supremo para que fosse anulado o acordo firmado pelos procuradores de Curitiba com a Petrobras, que resultaria na criação de uma fundação gerida por eles mesmos.

A procuradora também viu o Ministério Público Federal ser escanteado das investigações abertas pelo próprio STF para apurar ameaças, ofensas e fake news disparadas contra integrantes da Corte e seus familiares. Raquel Dodge chegou a pedir o arquivamento do inquérito instaurado por Toffoli, mas foi ignorada – as investigações acabaram prorrogadas para até meados de janeiro de 2020.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
thiago lacerda e claudia ohana

Cláudia Ohana e Thiago Lacerda assinam calçada da fama de MS com patas de animais

MPMS cobra criação de políticas públicas para pessoas com deficiência em cidades da fronteira

Justiça da Itália mantém prisão de Carla Zambelli

Início do 2º semestre da Alems tem audiência pública, reunião de comissão e sessões

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

‘Arranca a cabeça’: Em curso de formação da PM, alunos usam gritos de guerra em apologia a violência 

Últimas Notícias

Política

Tabata Amaral vem a Campo Grande no dia 7 de agosto

Deputada federal de São Paulo participa do seminário sobre o Plano Nacional de Educação

Transparência

Funcionário fantasma de ex-prefeito de Campo Grande terá que devolver salários

Ex-funcionário foi comissionado durante quatro meses em 2014, mas nunca trabalhou

Brasil

Barroso diz que atuação de Moraes evitou grave erosão democrática

Presidente da Corte abriu primeira sessão após recesso de julho

Mundo

Trump diz que está aberto a novas discussões com o Canadá sobre tarifas

Governo americano havia anunciado a elevação de 25% para 35% da tarifa sobre produtos canadenses