Pular para o conteúdo
Brasil

VÍDEO: Barragem da Vale se rompe em Minas Gerais; há feridos

Uma barragem da Vale se rompeu na cidade de Brumadinho, próxima a Belo Horizonte, em Minas Gerais no início da tarde desta sexta-feira (25). As informações preliminares foram dadas pela Defesa Civil mineira. Segundo a Agência Brasil, uma equipe com técnicos está se dirigindo ao local para avaliar a situação. O desastre acontece três anos […]
Arquivo -

Uma da Vale se rompeu na cidade de , próxima a Belo Horizonte, em no início da tarde desta sexta-feira (25). As informações preliminares foram dadas pela Defesa Civil mineira. Segundo a Agência , uma equipe com técnicos está se dirigindo ao local para avaliar a situação. O desastre acontece três anos depois da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, vilarejo de Mariana (MG), se romper e destruir o local. Há relatos de vários feridos.

De acordo com informação da Folha de , o rompimento foi na região do córrego do Feijão, na altura do km 50 da rodovia MG-040. A região atingida tem em torno de 1 mil moradores. Ainda não há informações sobre a dimensão do acidente, nem sobre mortos e feridos.

Segundo a mineradora, a Barragem VI – córrego do Feijão foi construída em 1991. A Vale do Rio Doce divulgou nota sobre o ocorrido. “As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informou a empresa.

A barragem, conforme informações da Globo News, comportavam 1 milhão de metros³ de rejeito. Duas mulheres teriam sido encaminhadas para um hospital da região e estão em estado estável.

Mariana

Há três anos, a barragem de Fundão, da mineradora Samarco se rompeu causando a maior catástrofe ambiental do país. A empresa pertence às companhias Vale e BHP Billiton.

​O acidente ocorreu no dia 5 de novembro de 2015 e deixou 19 mortos e dezenas de desabrigados. A lama com rejeito de minério se espalhou por 650 km e atingiu o Rio Doce. O processo criminal contra as empresas ainda está sem decisão.

Na estimativa da Fundação Renova, criada pelas mineradoras para fazer a recuperação social e ambiental após o desastre, a construção do novo Bento Rodrigues deve demorar pelo menos 22 meses.

Ainda conforme a Folha, a Samarco já tenta obter nova licença operacional e resolver problemas estruturais internos, além de encontrar soluções de segurança para os rejeitos, a fim de voltar a minerar.

 

Matéria atualizada para acréscimo de informação às 14h43.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Meeting Paralímpico

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Geraldo e Marcio dividiram o palco em Dourados (Fotos Marcos Morandi, Midiamax)

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Mudanças no tempo podem agravar doenças respiratórias; saiba como se proteger

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 2.708 casos e 203 mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)

Economia

Presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira defende segurança jurídica no campo na abertura da Expoagro

Gino enfatizou que o produtor rural precisa de estabilidade para continuar gerando riqueza e desenvolvimento ao Brasil

Famosos

Ex-funkeiro, Jottapê paga multa milionária para entrar no gospel: ‘Muito difícil’

Após se converter, Jottapê precisou pagar uma multa milionária para deixar o funk e entrar no gospel; saiba detalhes do valor

Cotidiano

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

Riedel destacou ainda a mobilização institucional que garante a força da Expoagro