Whatsapp exclui 100 mil usuários por compartilhamento de fake news
O aplicativo de mensagens Whatsapp anunciou a exclusão de seu sistema de cerca de 100 mil usuários brasileiros devido ao compartilhamento de fake news. De acordo com portal Yahoo Notícias, a empresa tomou iniciativa após a denúncia da Folha de S. Paulo de que empresas estariam financiando o disparo de mensagens em massa contrárias ao […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O aplicativo de mensagens Whatsapp anunciou a exclusão de seu sistema de cerca de 100 mil usuários brasileiros devido ao compartilhamento de fake news.
De acordo com portal Yahoo Notícias, a empresa tomou iniciativa após a denúncia da Folha de S. Paulo de que empresas estariam financiando o disparo de mensagens em massa contrárias ao PT no aplicativo de mensagens. Esse tipo de doação é ilegal segundo a legislação eleitoral.
O senador eleito Flávio Bolsonaro, um dos filhos do presidenciável Jair Bolsonaro, teve a conta suspensa devido ao envio de spam no Whatsapp no dia 11 de novembro. No entanto, o senador já teve a conte recuperada.
O TSE abriu investigação sobre o caso e um inquérito foi enviado à Polícia Federal sobre a propagação de fake news.
Vídeos retirados de contexto e edições fotográficas são feitas no intuito de prejudicar a candidatura de Fernando Haddad. O vídeo que afirma que Haddad teria uma Ferrari, por exemplo, é falsa. De acordo com o portal Yahoo a imagem foi feita na inauguração do autódromo de Interlagos, em 2016, em que o ex-prefeito foi convidado a conduzir o veículo.
O outro lado
O disparo de mensagens favoráveis ao PT também aconteceu no aplicativo de mensagens. Houve a criação em massa de grupos com o nome “Defesa Democracia” em que o usuário é informado que constava na lista dos filiados ao PT no TSE. “Se você não é filiado, simpatizante ou mesmo defensor da democracia, desculpe-nos”, constava na mensagem que era finalizada com o link da campanha do PT.
O PT defende que os grupos não foram criadas por qualquer pessoa ligada ao partido e considera que foi vítima de uma “arapuca”.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.