Pular para o conteúdo
Brasil

Quatorze partidos perdem direito a recursos do Fundo Partidário e ao horário gratuito

Quatorze partidos não atingiram a cláusula de desempenho nestas eleições e vão perder o direito a receber recursos do Fundo Partidário, bem como participar do horário gratuito. A perda começa valer no próximo ano. A Constituição exige que os partidos atinjam número mínimo de votos, porém, dos 14 partidos, somente 9 conseguiram eleger deputados federais, […]
Arquivo -

Quatorze partidos não atingiram a cláusula de desempenho nestas eleições e vão perder o direito a receber recursos do Fundo Partidário, bem como participar do horário gratuito. A perda começa valer no próximo ano.

A Constituição exige que os partidos atinjam número mínimo de votos, porém, dos 14 partidos, somente 9 conseguiram eleger deputados federais, e mesmo assim não alcançaram o valor mínimo de votos em todo território nacional.

Os partidos que perderão direito a participar do horário eleitoral e receber recurso são o PCdoB, partido da candidata à vice-presidente Manuela d’Ávila, Rede, Patri, PHS, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PPL, PRP, PRTB, partido do candidato à vice-presidente general Mourão, PSTU e PTC.

A cláusula de desempenho

A cláusula segue duas regras, com base na votação para Câmara. Para manterem direito a recurso do Fundo Partidário e tempo de propaganda eleitoral na TV e rádio, os partidos precisam eleger 9 deputados em 9 estados da federação, ou 1,5% de votos válidos em 1/3 dos estados.

Contudo, até 2030 a cláusula de desempenho vai aumentar, sendo exigido dos partidos a eleição de, ao menos, 15 deputados federais, em 9 estados do país. Já nas eleições de 2022, o aumento já será perceptível e os partidos precisarão eleger pelo menos 11 deputados.

Eleições 2018

O partido da candidata a vice-presidente, Manuela d’Ávila, PCdoB, elegeu nove deputados nos estados da Bahia, Maranhão, Acre, Amapá, ,Pernambuco e .

O partido alcançou apenas sete estados da federação, portanto não cumpriu o exigido pela Constituição, que são pelo menos nove estados. Já o PHS elegeu seis, o Patri cinco, o PRP quatro, o PMN três, o PTC dois, enquanto o PPL, a DC e a Rede elegeram apenas um representante cada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

cobra

Café da manhã? Jiboia é flagrada engolindo pomba no Parque dos Poderes

Homem morre em hospital após sofrer acidente e ficar 15 dias internado em Dourados

Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à Presidência em 2026 durante evento em Salvador

Notícias mais lidas agora

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Em pesquisa sobre hábitos de consumo, IBGE quer saber gastos com apostas online

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Homem é preso por ameaça e violência psicológica após perseguir vítima até na delegacia em Iguatemi

Como forma de intimidar a vítima, o homem começou a trafegar em um carro na frente da Delegacia de Polícia

Famosos

Condenado por agredir a mãe, filho de Nicolas Cage não será preso; entenda

Filho de Nicolas Cage, Weston Cage recebeu uma condenação na Justiça por agredir a mãe Christina Fulton, mas não será preso; confira

Brasil

Felipe Neto desmente pré-candidatura à Presidência da República; vídeo foi jogada de marketing

Em novo vídeo divulgado por Felipe Neto, ele explicou que tinha intenção de 'chamar atenção' para o autoritarismo e lançamento de livro

Cotidiano

Com sete mortes confirmadas, casos de dengue chegam a 2.445 em MS

Até a primeira semana de abril Mato Grosso do Sul registrou 6.692 casos prováveis de dengue