Pular para o conteúdo
Brasil

MP-SP acusa Alckmin de receber propina e pede suspensão de direitos políticos

O promotor Ricardo Manuel Castro, do MP-SP (Ministério Público de São Paulo), protocolou na última segunda-feira (03) uma ação de improbidade administrativa contra o ex-governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Alckmin, que atualmente é candidato à Presidência da República pelo PSDB, é acusado por delatores da empreiteira Odebrecht, de receber 8,3 milhões de reais […]
Arquivo -

O promotor Ricardo Manuel Castro, do MP-SP (Ministério Público de ), protocolou na última segunda-feira (03) uma ação de improbidade administrativa contra o ex-governador do estado de São Paulo, . Alckmin, que atualmente é candidato à Presidência da República pelo PSDB, é acusado por delatores da empreiteira Odebrecht, de receber 8,3 milhões de reais da empresa, via caixa dois, para sua campanha ao governo em 2014.

Conforme o jornal Veja, a ação inclui pedidos preliminares à Justiça antes do julgamento da ação, como a suspensão dos direitos políticos de todos os citados, mais o bloqueio de valores que, somados, ultrapassam os R$ 39 milhões.

Segundo o membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, Renato Ribeiro, mesmo que o pedido seja aceito pela Justiça, Alckmin seguirá podendo participar das eleições de 2018.

Além de Alckmin, também é citado Marcos Monteiro, ex-presidente da Imprensa Oficial no governo do tucano, a construtora Odebrecht e os executivos Luiz Antônio Bueno Júnior, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, Fernando Migliaccio da Silva e Hilberto Mascarenhas Alves da Silva Filho.

Pela acusação apresentada por Castro, a relação entre o ex-governador e a empreiteira foi intermediada por Marcos Monteiro. Delatores da Odebrecht, em depoimento, atribuíram a Monteiro o recebimento, por meio de intermediários, de nove pagamentos feitos pela empresa entre os meses de abril e outubro de 2014, com valores alternados, de 500.000 reais, 1 milhão de reais e 1,5 milhão de reais.

Assessoria

Em nota, a assessoria de imprensa de Geraldo Alckmin afirmou  que “não há fato novo” e que o promotor Ricardo Castro “desafia” o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que atribuiu o caso à esfera eleitoral.

“Para além do barulho almejado pelo promotor, não há fato novo, apenas uma conclusão equivocada e um comportamento inusual. O promotor, inexplicavelmente, sugere algo que não existe e que jamais alguém tenha sequer cogitado, nem mesmo os ditos delatores. Nunca houve qualquer relação com atos de governo. A conclusão do promotor desafia a decisão do STJ, o entendimento consolidado do MP Federal, sendo notória a sua fragilidade técnica, irregularidade e ilegalidade.”, relata a assessoria.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cepol

Homem é espancado por grupo com barra de ferro e socorrido com traumatismo craniano em Campo Grande 

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Últimas Notícias

Polícia

Polícia investiga abuso contra menina após descoberta de caderno em casa de MS

Família se mudou de cidade e caderno foi deixado para trás

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Kassab já articula lançar Tarcísio candidato a presidente pelo PSD, com Ciro Nogueira de vice

Próprio Kassab disputaria o Governo de São Paulo

Bastidores

[ BASTIDORES ] Tarifaço sobrou até para Napoleão Bonaparte

Parlamentar comparou situação com relação de Dom João VI e líder francês

Polícia

Filhotes de cachorro são resgatados após serem abandonados em cova de cemitério em MS

Foram resgatados 13 filhotes de cachorro