A CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgou nessa segunda-feira (14), sua 136ª pesquisa. Dentre os diversos cenários possíveis na pesquisa, mesmo preso o ex-presidente Luiz Inácio (PT) Lula da Silva lidera as pesquisas presidenciais com 32,4% das intenções de voto.

No cenário onde Lula não é candidato à presidência, quem lidera a corrida para o palácio do planalto é Jair Bolsonaro (PSL-RJ), com 18,3% das intenções de voto.

Na perspectiva de um segundo turno com Lula e Geraldo Alckmin (PSDB), a pesquisa registra liderança de Lula 44,9% dos votos. Já se a disputa de segundo turno fosse entre Lula e Jair Bolsonaro, o petista lidera com 45,7% dos votos.

Em uma disputa de segundo turno entre Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro, a CNT registra liderança de Marina com 27,2% dos votos.

A pesquisa divulgada pela CNT foi realizada de 9 a 12 de maio, com 2002 pessoas em todas as regiões. A pesquisa ainda registra diferentes cenários brasileiros, como a avaliação da justiça, a confiança nas Instituições, Fake News e informações.

Avaliação da Justiça

Segundo a pesquisa, 55,7% dos entrevistados consideram a atuação da justiça no Brasil ruim ou péssima. Para a grande maioria das pessoas,  90,3% o judiciário brasileiro não age de forma igualitária, ou seja, não trata todos os cidadãos da mesma forma. Na avaliação, 52,8% dos entrevistados consideram o Poder Judiciário pouco confiável no país.

Confiança nas Instituições

A Instituição mais confiável para o brasileiro é a Igreja para 40,1% dos entrevistados, seguida pelas Forças Armadas (16,2%), Justiça (8,6%), Imprensa (5,0%), Polícia (4,0%), Governo Federal (2,2%), Congresso Nacional (0,6%) e Partidos Políticos (0,2%).

Fake news e informações

Dos entrevistados 49% se informam principalmente a partir da internet todos os dias, ou seja, utilizam redes sociais, WhatsApp, portais, aplicativos ou mensagens para consumir notícias.

Os assuntos mais procurados pelos entrevistados são entretenimento/novela/variedades com 42,5%, seguido por política com 28,2%.