Por Raira Rembi

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 87.979 mil eleitores fizeram requerimento de voto em trânsito para o primeiro turno das eleições de 2018. São Paulo teve o maior registro de pessoas que pretendem participar das eleições fora de suas áreas eleitorais.

Foram 17.773 eleitores de todo o país que pediram para votar no estado de São Paulo e 16.044 eleitores de municípios paulistanos que fizeram a transferência temporária para cidades distintas. Entre esses, 8.101 eleitores votarão no próprio estado.

Minas Gerais teve a segunda maior movimentação, deve registrar o voto de 10.163 eleitores de outras unidades da federação. E outros 12.237 eleitores que são do estado votarão em locais distintos de onde estão inscritos, sendo que 6.743 exercerão o direito do voto em trânsito dentro do próprio estado.

Brasileiros inscritos no exterior também fizeram o pedido, 406, eleitores do exterior no primeiro turno. Pessoas com deficiência que solicitaram transferência para votar em seções adaptadas somam 1.442 eleitores.

O local de votação está disponível no site do TSE, basta acessar o link “local de votação”, após preencher os campos obrigatórios o eleitor terá acesso a zona, seção e local para votar.