Brasil

João Nery, primeiro homem trans do Brasil morre aos 68 anos

Morreu na última sexta-feira (26), aos 68 anos, João W. Nery, primeiro homem transexual a passar por cirurgia de redesignação no Brasil, em 1977.

Carlos Yukio Publicado em 27/10/2018, às 16h42 - Atualizado em 28/10/2018, às 08h47

None
João Nery morre aos 68 anos

Morreu na última sexta-feira (26), aos 68 anos, João W. Nery, primeiro homem transexual a passar por cirurgia de redesignação no Brasil, em 1977. A informação foi confirmada por meio de comunicado do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades. Escritor e psicólogo, Nery lutava contra um câncer no pulmão, que chegou ao cérebro. A primeira sessão de radioterapia cerebral ocorreu no mês passado.

Nota de FalecimentoÉ com muita tristeza que informamos o falecimento do nosso querido João W. Nery. Como era de…

Posted by Ibrat – Instituto Brasileiro De Transmasculinidades on Friday, October 26, 2018

“É com muita tristeza que informamos o falecimento do nosso querido João W. Nery. Como era de conhecimento de todos, ele vinha lutando contra o câncer, mas veio a falecer. Mesmo que estejamos tristes, pois sabemos do tamanho do amor que temos por João, sabemos agora que o sofrimento dele se findou. A nós, fica o compromisso e a responsabilidade de não deixarmos que as lembranças se percam e que mantenhamos João vivo em nós e nas nossas histórias”, diz o comunicado divulgado na rede Facebook.

Nery escreveu Erro de Pessoa, Viagem Solitária e participou da coletânea Vidas Trans. A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) divulgou nota lamentando a morte. “João era um homem especial, sempre a frente do seu tempo e preocupado em regar as sementes plantadas para germinar novos olhares sobre os trans homens (como ele gostava de se referir), ativistas, para levar a luta adiante.”

Ainda muito consternada a ANTRA publica Nota de Pesar pelo falecimento do ativista João W. Nery. Siga em Paz companheiro que continuamos aqui nas batalhas da vida.

Posted by Antra – Associação Nacional de Travestis e Transexuais on Saturday, October 27, 2018

Veja um trecho da entrevista cedida por Nery à jornalista Marília Gabriela no programa De Frente com Gabi de outubro de 2011 para entender um pouca da história do ativista trans:

Jornal Midiamax