Exames apontam substâncias cancerígenas em população atingida por indústrias em Barcarena
A coleta foi realizada entre 2015 e 2017
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A coleta foi realizada entre 2015 e 2017
Foi divulgado nesta segunda-feira (2) um estudo realizado nos fios de cabelo de 90 moradores de 14 comunidades do polo industrial em Barcarena, nordeste do Pará. O estudo apontou a presença de pelo menos 20 substâncias tóxicas, sendo três deles cancerígenos como o chumbo, cromo e níquel.
A coleta foi realizada entre 2015 e 2017 por conta dos acidentes ambientais causados por indústrias que atuam na região. O Ministério Público do Pará relaciona, pelo menos, 15 acidentes ambientais nos últimos vinte anos.
A Hydro, que recentemente despejou rejeitos sem tratamento que contaminaram rios e igarapés em Barcarena, é responsável por dois empreendimentos no município – a refinaria Hydro Alunorte e a Albrás Aluminio Brasileiro S/A. O G1 entrou em contato com a Hydro e aguarda posicionamento.
A pesquisadora dra. Simone Pereira, do departamento de química da Universidade Federal do Pará (UFPA), disse que os elementos encontrados são extremamente danosos ao ambiente e às pessoas. Segundo ela, o chumbo, por exemplo, foi encontrado bem acima do normal nas amostras coletadas.
Entre a população analisada, segundo a dra., uma criança apresentou nível de alumínio 100 vezes acima do controle; cromo 4 vezes acima; manganês 3 vezes acima; e níquel 2 vezes. A mãe, que autorizou a análise, disse que o menino apresenta problemas na pele, coceiras, além de dores de cabeça constantes. A família consome água encanada, mas usa o igarapé para tomar banho quando falta água.
O relatório foi produzido por pesquisadores da UFPA e apresentado no salão paroquial de Barcarena. Os resultados devem ser entregues às autoridades, como Ministério Público Federal (MPF), Governo do Estado e as pessoas analisadas ainda devem passar por novos exames, desta vez de sangue.
A professora Simone Pereira explicou que as análises apontam as substâncias que estão saindo do organismo. Segundo ela, o exame de sangue vai mostrar a contaminação de fato. “O relatório não indica ainda que as pessoas estão doentes. (…) Os que apresentam níveis menores não quer dizer que estejam isentas da contaminação”, explicou.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.