Pular para o conteúdo
Brasil

“Eu nem sairia de Curitiba”, diz Lula a advogado

Ex-presidente preso na capital paranaense recebeu a visita de cinco advogados nesta segunda-feira
Arquivo -

Descrente de que poderia ficar solto por muito tempo, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) afirmou a advogados que o visitaram nesta segunda-feira, 9, na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, onde cumpre prisão, que não deixaria a capital paranaense caso tivesse sido solto no domingo. “Para onde Lula iria correr? É uma pessoa conhecida, sabe de suas responsabilidades. Ele me disse claramente: ‘Eu nem sairia de Curitiba, ficaria esperando o que decidiriam a meu respeito, porque sabia que isso não iria longe’”, declarou o ex-ministro da Justiça e advogado do PT, Eugênio Aragão, após visitá-lo.

O petista recebeu a visita de cinco advogados. Além de Aragão, estiveram na sede da PF em Curitiba Rodrigo Zanin e Luiz Carlos da Rocha, da área criminal, e Luiz Fernando Casagrande Pereira, advogado eleitoral, Manoel Caetano, contitucionalista. Conforme Zanin, Lula se manteve sereno mesmo diante da negativa da soltura.

Aragão e Zanin argumentaram que, mesmo que fosse revertida no dia seguinte, a decisão do desembargador federal Rogerio Favretoconcedendo a liberdade ao ex-presidente deveria ter sido cumprida. Aragão disse que as regras processuais, de competência e jurisdição foram “subvertidas” com as decisões posteriores a da soltura.

“O tema levado pelo habeas corpus era o direito de o Lula poder fazer campanha como pré-candidato à Presidência. Esse tema nunca foi levado à Justiça. Foi com base nisso que ele (Favreto) decidiu”, delarou Aragão, afirmando que a liminar só poderia ser revertida pela 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) ou por tribunais superiores, mas apenas após o término do plantão de Favreto.

Zanin disse ainda que a defesa criminal do ex-presidente está estudando a possibilidade de complementar os recursos judiciais já nos tribunais superiores com os fatos ocorridos neste domingo. “A defesa técnica sempre chamou atenção para o fato de que o ex-presidente não estava tendo acesso a um julgamento justo e imparcial”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

É implausível que tarifas sobre a China caiam abaixo de 10%, diz secretário do Tesouro dos EUA

Tio e sobrinhos são rendidos e agredidos por falsos policiais na BR-163

Funsat Campo Grande

‘Emprega CG’ oferta 300 vagas aos moradores do Coophatrabalho

Atlas da Violência: MS ficou em segundo lugar em homicídios de jovens em 2023

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

Executado com 12 tiros no Tiradentes tinha mais de 20 passagens por roubo e associação criminosa 

CBF confirma: Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

Por R$ 1,4 mil, Mounjaro esgota e tem fila de espera em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Adolescente é perseguida e roubada por ladrão do carro preto em Campo Grande

Ladrão acabou preso por policiais da Derf

Emprego e Concurso

De Direito a Computação, TCE abre seleção para estágio remunerado em MS

As vagas abrangem nove cursos de graduação

Polícia

Morador é salvo de casa em chamas após incêndio começar em botijão de gás

O homem estava no interior da residência, visivelmente desorientado e pedindo por socorro

Política

Vereadores convocam Santa Casa para audiência pública após suspensão de atendimentos

A audiência, que vai acontecer na quarta-feira (14), foi proposta pelo vereador André Salineiro (PL)