Barroso vota para TSE rejeitar candidatura de Lula
Veja Em seu voto, o ministro Luís Roberto Barroso, relator do registro do ex-presidente, defendeu a decisão de antecipar a análise da candidatura do petista para esta sexta-feira. “Nesse momento complexo e polarizado, a melhor alternativa é que a Justiça Eleitoral esclareça, com celeridade e transparência, colegiadamente qual será o quadro definitivo dos candidatos à […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Veja
Em seu voto, o ministro Luís Roberto Barroso, relator do registro do ex-presidente, defendeu a decisão de antecipar a análise da candidatura do petista para esta sexta-feira. “Nesse momento complexo e polarizado, a melhor alternativa é que a Justiça Eleitoral esclareça, com celeridade e transparência, colegiadamente qual será o quadro definitivo dos candidatos à Presidência da República, antes do começo do horário eleitoral gratuito”.
Barroso argumenta que o horário eleitoral é uma “etapa importante, quando não decisiva” da campanha, o que reforça mais a necessidade da decisão ainda nesta sexta-feira. “Respeitando todos os prazos obrigatórios legais estou trazendo esse processo a julgamento. Os fatos são notórios. Todos os argumentos dos impugnantes e do impugnado estão postos e são de conhecimento geral. Não há qualquer razão que o TSE contribuir para a indefinição e insegurança jurídica e política do país”
Barroso: “Se dependesse de mim, teria evitado que o destino nos trouxesse até aqui”
“Jamais previ e desejei, e, se dependesse de mim, teria evitado que o destino nos trouxesse até aqui. Mas a história tem seus desígnios e nos momentos cruciais cabe a cada um exercer o seu papel da melhor maneira que é capaz.”
Defesa pede que seja evitado o “casuísmo” contra Lula
O advogado Luiz Fernando Pereira pede que o ex-presidente Lula não “seja arrancado da disputa”, argumentando que ele, posteriormente, pode conseguir uma decisão liminar para concorrer. “Na eleição de 2016, 145 prefeitos elegeram-se com o registro indeferido. Depois da eleição e antes da diplomação, foram à Justiça e conseguiram o deferimento do registro. Muitos estavam condenados em segunda instância, tomaram posse e exercem o mandato”, disse, completando que “a aplicação dos precedentes sem casuísmo leva o ex-presidente a disputar a eleição.”
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
- Jovem é atropelada e morre ao ser arrastada por 40 metros na BR-163 em MS
- Dono de conveniência famosa na Calógeras é preso por vender mercadoria furtada a partir de golpe
Últimas Notícias
Secretário de Segurança de Campo Grande é investigado após falas sobre Hitler
Falas foram gravadas durante reunião no começo de 2024
Amarok fica destruída após pegar fogo em estrada vicinal na BR-262 em MS
Motorista passou em uma lombada e logo viu uma fumaça saindo do capô do veículo
Projeto leva cinema ao ar livre para Nova Alvorada do Sul no sábado
Evento gratuito começa às 19 horas na Concha Acústica do Parque Nelson Tereré
Manu Gavassi anuncia gravidez do primeiro filho: “cinco meses de amor”
Gravidez é fruto de relacionamento da artista com o modelo Julio Reis
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.