Pular para o conteúdo
Brasil

Cemitério indígena intocado de 500 anos é encontrado na Amazônia

Por Raira Rembi Um cemitério com 9 urnas funerárias foi encontrado por arqueólogos do Instituto Mamirauá na Amazônia. É a primeira vez que arqueólogos brasileiros encontram conjunto de cerâmica da Tradição Policroma diretamente no solo. A descoberta foi feita em julho, na comunidade Tauary localizada na região central do Amazonas. As urnas foram retiradas em […]
Arquivo -

Por Raira Rembi

Um cemitério com 9 urnas funerárias foi encontrado por arqueólogos do Instituto Mamirauá na Amazônia. É a primeira vez que arqueólogos brasileiros encontram conjunto de cerâmica da Tradição Policroma diretamente no solo.

A descoberta foi feita em julho, na comunidade Tauary localizada na região central do . As urnas foram retiradas em uma área de 4 m² e a 40 cm da superfície, nas imediações de uma escola comunitária.

Segundo arqueólogo, Eduardo Kazuo, as cerâmicas costumam ser entregues pelos moradores, por isso a descoberta pelos próprios arqueólogos é algo inédito. “As urnas funerárias são comuns pela América Latina, mas os pesquisadores costumam receber dos moradores, por isso é algo inédito ”.

As condições que o solo estava indicava que aquele local foi utilizado como reserva para enterro de corpos do povo . Como em um efeito domino as urnas foram encontradas uma a uma pelos arqueólogos.

Outra coisa que chamou atenção dos arqueólogos foi a forma que cada urna estava enterrada, elas possuem rostos desenhados na lateral e nenhum dos rostos estava na mesma direção do outro.

As primeiras avaliações dos arqueólogos indicam que as urnas foram enterradas na mesma época, e a variedade entre tipos de adornos e acabamentos cerâmicos também difere das cerâmicas já encontradas.

Com a descoberta dessas cerâmicas também foi encontrada outras que podem indicar uma civilização mais antiga. As urnas de Tauary datam ao ano 1500 antes de cristo as outras cerâmicas indicam uma passagem de tempo maior.

Cerâmicas de Tauary foram encontradas pela primeira vez em 2014, quatro anos depois os pesquisadores retornaram para mais investigações.

(Foto Divulgação Instituto Mamirauá)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)