Presidente disse que já é hábito do brasileiro

Em reunião neste domingo (24), o presidente (PMDB) afirmou que vai manter o horário de verão programado para este ano. Segundo a Casa Civil, o governo estudava não adotar a medida este ano, e planejava até lançar uma enquete sobre o tema esta semana.

Segundo pessoas presentes na reunião comunicaram à Folha de S. Paulo, o presidente, em reunião com ministros e parlamentares no Palácio do Jaburu, disse que a tendência é não extinguir o horário de verão.

Temer disse, entretanto, que aguarda uma análise do Ministério de Minas e Energia sobre o caso. O presidente considerou que o horário de verão já se tornou um hábito do brasileiro, e que sua mudança pode criar um desgaste à imagem da Presidência da República.Temer diz que não vai extinguir horário de verão para evitar 'desgaste'

De acordo com a Folha, Temer deve manter ainda uma consulta popular sobre o tema nesta semana. Desde 1985, os Estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste ajustam seus relógios em mais uma hora durante início do período de economia de energia.

A economia do horário de verão se reflete pelo menor consumo de energia elétrica durante a noite, com a maior iluminação natural no período. Entretanto, o uso de ar condicionados está aumentando o consumo de energia em contrapartida durante as tardes.